França receberá mais estudantes brasileiros

Memorando de entendimento entre franceses e brasileiros será assinado na tarde desta terça-feira (11)

por Nathan Santos ter, 11/12/2012 - 15:54
Divulgação Atualmente, a Capes possui oito programas de cooperação com a França Divulgação

Brasil e França assinam na tarde desta terça-feira (11), em Brasília, um memorando de entendimento entre os ministérios brasileiros da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, com o Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa da República da França. A ideia é ampliar, através do programa Ciência sem Fronteiras, a oferta de bolsas para brasileiros que almejam estudar em terras francesas.

De acordo com informações do Ministério da Educação (MEC), o documento visa que, nos próximos três anos, a França receba dois mil estudantes brasileiros, de doutorado e pós-doutorado, nas modalidades doutorado-sanduíche, doutorado pleno e estágio pós-doutoral. Porém, as condições de envio e recepção dos bolsistas ainda serão formuladas pelas agências de cooperação das duas nações.

Ainda segundo o MEC, atualmente, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) possui oito programas de cooperação com a França. O país europeu, ao lado dos Estados Unidos, é a nação que tem o maior número de bolsistas do Brasil.

COMENTÁRIOS dos leitores