Projeto quer obrigar ensino de filosofia e sociologia

Se a lei for aprovada, aplicação obrigatória das disciplinas servirá para os ensinos fundamental e médio

por Nathan Santos sab, 09/02/2013 - 10:30
Nathan Santos/LeiaJáImagens Quem estuda filosofia, entende o mundo de outra forma, de acordo como professor Karl Heinz Nathan Santos/LeiaJáImagens

A Agência Câmara de Notícias divulgou no início da tarde dessa sexta-feira (8), que está em tramitação, na Câmara dos Deputados, um projeto de lei que muda a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - 9.394/96). A ideia da proposta é incluir nos currículos dos níveis fundamental e médio as disciplinas de filosofia e sociologia. Segundo a agência, a medida está prevista no Projeto de Lei 4744/12, do Senado.

O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) é o autor da proposta original, que previa a criação, no ensino fundamental, da matéria Cidadania Moral e Ética” e, no ensino médio, da disciplina de “Ética Social e Política”. Todavia, após mudanças durante a tramitação no Senado, a proposta agora torna o ensino de filosofia e sociologia como obrigação.

O projeto de lei ainda precisa ser avaliado. O texto será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, e depois, será votado no Plenário.

Com informações da Agência Câmara de Notícias 

COMENTÁRIOS dos leitores