CNPq recebe projetos na área de saúde
Pesquisas devem tratar de temas como HIV/Aids, malária, tuberculose, além de biotecnologia, sistemas de conhecimento tradicional, energia alternativa e renovável, tecnologia da informação e comunicação (TICs)
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) recebe até o dia 31 de julho propostas para pesquisas na área de saúde em temas como HIV/Aids, malária, tuberculose, além de biotecnologia, sistemas de conhecimento tradicional, energia alternativa e renovável, tecnologia da informação e comunicação (TICs). As pesquisas integram o Programa de Cooperação Científica e Tecnológica Trilateral Índia, Brasil e África do Sul (Ibas) e terão R$ 1 milhão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para o financiamento dos projetos.
A chamada tem como objetivo apoiar projetos conjuntos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) de interesse mútuo dos três países. Cada proposta poderá ser beneficiada com o valor máximo de R$ 180 mil e o prazo limite para a conclusão do projeto é de 36 meses. O CNPq orienta os interessados a consultar o texto da chamada antes da apresentação da proposta, já que existem linhas de pesquisa específicas para algumas áreas mencionadas acima. Entre as despesas, estão cobertas visitas exploratórias e organização de workshops.
As missões de pesquisa devem ser limitadas a no máximo três visitantes, um pesquisador e dois estudantes por ano, para cada projeto. O recurso também pode ser usado para pagamento de passagens aéreas, hospedagem, seguro saúde e material de consumo. As propostas devem ser acompanhadas de arquivo contendo o projeto e devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via internet.