ProUni abre inscrições

Candidatos podem se inscrever até o dia 25 deste mês

por Nathan Santos sex, 21/06/2013 - 08:26
Divulgação Ação oferece bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior a estudantes egressos do ensino médio da rede pública Divulgação

Desta sexta-feira (21) até o próximo dia 25, estão disponíveis as inscrições para que os candidatos às vagas em instituições privadas de educação superior integrem a seleção do segundo semestre do Programa Universidade para Todos (ProUni). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o processo terá duas chamadas, em que o resultado da primeira será divulgado no dia 28, pela internet. Dessa data, até 5 de julho, o estudante pré-selecionado terá que se dirigir à respectiva instituição de ensino para a confirmação das informações dadas no ato da inscrição. Os candidatos também devem providenciar a matrícula, e, se for caso, participar do processo seletivo do estabelecimento educacional.

Segundo o MEC, a previsão é que o resultado da segunda chamada seja anunciado no dia 13 do próximo mês. De 15 a 19 do mesmo mês, os estudantes deverão comprovar as informações e realizar as matrículas. Entretanto, caso o candidato almeje participar da lista de espera, ele terá que fazer a adesão, também pela grande rede, de 26 a 29 de julho.

A relação de espera estará disponível no Sistema Informatizado do ProUni (Sisprouni) para consulta pelas instituições em 1º de agosto. No dia seguinte, será realizada a primeira convocação. Ainda de acordo com o MEC, o aluno selecionado terá até o dia 7, também de agosto, para comprovar os documentos e matrícula. A segunda convocação será feita no dia 12 de agosto e o prazo para aferição dos documentos e matrícula seguirá até o dia 15, do mesmo mês.

Os candidatos, para realizarem as inscrições, devem ter no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nota da redação que tenha sido zero. Já para a bolsa integral, o aluno tem que comprovar renda bruta familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo. Segundo o Ministério, para a bolsa parcial, a exigência é de até três salários mínimos.

O ProUNi foi criado em 2005 pelo Governo Federal. A ação oferece bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior a estudantes egressos do ensino médio da rede pública, bem como são atendidos bolsistas integrais oriundos da rede privada. Outros detalhes informativos podem ser consultados no edital. 

COMENTÁRIOS dos leitores