Professores do campo receberão formação continuada
Em todo o Brasil, os educadores terão recursos didáticos e pedagógicos
A partir deste ano, professores de todo o território nacional brasileiro, que ensinam em escolas no campo e quilombolas, receberão formação continuada e recursos didáticos, além de pedagógicos. A informação foi divulgada nessa quarta-feira (3), por meio da uma portaria do Ministério da Educação (MEC).
A realização das atividades ficará sob a responsabilidade dos estados, Distrito Federal, cidades e instituições públicas de ensino superior. O MEC deverá disponibilizar os recursos para a formação dos docentes, e, para que eles tenham acesso aos cursos, os gestores das secretarias de Educação, além das instituições públicas, devem aderir à Escola da Terra.
De acordo com o MEC, a quantidade de recursos que serão investidos pelo Governo Federal nas formações dependerá das adesões. Não haverá necessidade de convênio para a liberação das verbas
A Escola da Terra é uma das iniciativas do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), do Ministério da Educação. Entre as ações realizadas estão formação continuada e acompanhada de professores, monitoramento e avaliação, gestão, controle e mobilização social.