UPE realiza aula inaugural de medicina em Serra Talhada

Evento marcou o início da primeira turma do curso na região

por Nathan Santos qua, 14/08/2013 - 15:55

A Universidade de Pernambuco (UPE) realizou, nesta quarta-feira (14), a aula inaugural do curso de medicina oferecido na cidade de Serra Talhada, no Sertão nordestino. O governador do Estado, Eduardo Campos, recebeu os 20 calouros da primeira turma da área na região, na Autarquia Municipal.

Um das estudantes, Maria de Lourdes, de 19 anos, falou dos benefícios oriundos da oportunidade de cursar medicina. “Vislumbro um ganho pessoal, mas, principalmente, para toda a população. Tenho orgulho de estar recebendo uma universidade pública de tanto prestígio, como a UPE, que nos oferece logo no primeiro período do curso um entendimento do SUS. Quero poder retribuir essa oportunidade, atendendo, depois de formada, aos meus conterrâneos", declarou, conforme informações da assessoria de imprensa do Governo do Estado.

“É um sonho para a região ter esse curso pertinho de casa. Jamais teria condições de estudar Medicina, tendo que me manter longe da casa dos meus pais", disse outro universitário, Ednael Frazão, 20. Para o governador Eduardo Campos, o curso, além de formar novos profissionais, ajudará no desenvolvimento de Serra Talhada. "Quando a turma que entra hoje estiver no sexto ano, teremos aqui cerca de 500 jovens estudando Medicina. O que vai ajudar a transformar a cidade, uma vez que ela precisará se preparar para recebê-los, seja na construção civil ou nos serviços. Enfim, Serra Talhada e todo o entorno vão ganhar filhos desta região, que são, na grande maioria, sertanejos tendo a oportunidade de ficar perto dos seus parentes, fazendo um curso de Medicina no padrão UPE e sendo médicos comprometidos com a interiorização da educação". Os dois depoimentos foram dados à assessoria do governo.

Durante a aula inaugural, Campos também tornou público que será construído o prédio da sede da UPE em Serra Talhada. O espaço funcionará na Autarquia Municipal, enquanto a instituição não instala seu próprio campus.

COMENTÁRIOS dos leitores