Colégio de Aplicação promoverá oficinas em leitura

Área literária também será trabalhada

por Nathan Santos qua, 23/10/2013 - 17:32
Shutterstock Atividades permearão vários assuntos da área educativa Shutterstock

O Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está com inscrições abertas, de forma gratuita, até a próxima segunda-feira (28), para o evento Oficinas de Leitura e da Literatura. O objetivo da atividade é promover reflexões acerca do trabalho pedagógico com o ensino da língua e literatura numa perspectiva interacionista. A ação é destinada a estudantes de graduação em letras e pedagogia, bem como professores da área educativa.

De acordo com a UFPE, cada oficina terá 20 vagas. Elas abordarão discussões teóricas e sugestões didáticas, entre outros intuitos.

O CAp fica no Campus Recife da UFPE. A unidade tem endereço na Avenida Professor Moraes Rego, 1235, no bairro da Cidade Universitária, na Zona Oeste da cidade. Veja abaixo a programação do evento:

Terça-feira (29)

Oficina 1: O caráter pessoal/confessional do gênero diário no processo de aprendizagem

Conteúdo: Leitura e discussão do gênero diário – suas especificidades e suas possibilidades de usos em sala de aula.

Objetivos:

- Discutir as características textuais e discursivas do gênero diário a partir das experiências vivenciadas e apresentadas pelos participantes;

- Observar exemplos de obras literárias no gênero em questão e refletir a respeito de  questões contextuais e estéticas;

- Reconhecer a importância do trabalho com o gênero diário para o processo de aprendizagem do discente da educação básica e propor possíveis atividades com o gênero em questão para o ambiente da sala de aula.

Quarta-feira (30)

Oficina 2: “Mais Resenha” em sala de aula

Conteúdo: Leitura e produção do gênero resenha crítica.

Objetivos:

- Reconhecer o contexto de produção, circulação e recepção das resenhas na sociedade;

- Identificar características sociodiscursivas e textuais do gênero resenha;

- Analisar os valores estético-literários de obras da literatura.

Quinta-feira (31)

Oficina 3: Refletindo o gênero biografia e suas possibilidades no processo de aprendizagem

Conteúdo: Leitura e discussão do gênero biografia – suas características e suas possibilidades de usos em sala de aula.

Objetivos:

- Refletir sobre as características funcionais e formais da biografia, abordando questões textuais e estéticas da sua composição, observando exemplos de obras do gênero em questão;

- Promover situações de leitura e escrita de biografias pelos participantes;

- Propor atividades que auxiliem no reconhecimento da importância de se trabalhar com o gênero biografia em sala de aula, buscando mostrar sua relevância no processo de aprendizagem do aluno.

Sexta-feira (1º)

Oficina 4: Na esquina do poema: a poesia e o seu (entre) lugar na escola

Conteúdo: Leitura de poesia e discussão acerca do lugar do gênero literário poema nas aulas de Língua Portuguesa, bem como discussões para a formação do leitor de poesia, por meio da mediação, contribuindo para um contínuo no letramento literário e/ou na vivência leitora e literária.

Objetivos:

- Propor discussões teóricas sobre o gênero poema e a sua possível escolarização;

- Sugerir propostas teórico-metodológicas para a formação do leitor de poesia;

- Promover a leitura de poesia com vista ao alcance estético e ao trabalho formal, observando as especificidades do poema e o trabalho apurado com as palavras;

- Sugerir caminhos para abordar as competências de ensino de Língua Portuguesa por meio da poesia encontrada em poemas.

Dia 04 de novembro

Oficina 5: A Biblioteca da Turma: uma proposta para formação do leitor

Conteúdo: Projeto didático “Biblioteca da turma”, aportes teórico sobre a leitura no ensino de língua e seus desdobramentos práticos articulados ao trabalho pedagógico com a diversidade de gêneros textuais.

Objetivos:

- Discutir uma experiência didática de formação do leitor de literatura na educação básica numa perspectiva  interativo-social;

- Refletir acerca da formação do leitor do texto literário com vistas à construção da autonomia na concepção de valores sociais e estéticos;

- Apresentar possibilidades de desenvolvimento de proposta didática que favoreçam a leitura por prazer e compromisso crítico.

Dia 05 de novembro

Oficina 6: Aspectos da lusofonia no ensino de língua portuguesa e suas literaturas

Conteúdo: Definição do conceito de lusofonia e da sua importância no estudo da língua portuguesa e da cultura dos seus respectivos falantes; oralidade e escrita a partir dos estudos culturais, possibilidades de abordagem e reflexões culturais acerca da lusofonia na sala de aula.

Objetivos:

- Refletir acerca do conceito de lusofonia e sua importância no ensino de língua portuguesa e suas literaturas;

- Cartografar os aspectos culturais gerais que unem os falantes da língua portuguesa e suas especificidades;

- Compreender a língua como episteme da cultura, e como essa percepção facilita o diálogo intercultural dos povos de língua portuguesa;

- Empoderar o docente/pesquisador de ferramental reflexivo para fazer uso da “linguística aplicada crítica indisciplinar” enquanto mecanismo análise antropológica e linguística na aula de língua portuguesa.

 

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