Comissão aprova profissão de designers de interiores
Profissional planeja e organiza espaços, com foco no conforto, estética, saúde e segurança
A Agência Câmara de Notícias divulgou, nessa segunda-feira (2), que a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que regulamenta a profissão de designers de interiores. O autor da proposta é o deputado Ricardo Izar (PSD-SP).
O texto do projeto diz que designer de interiores é o profissional que planeja e organiza espaços, com foco no conforto, estética, saúde e segurança. Izar usa como argumento que a profissão já existe há mais de 100 anos, porém não é regulamentada, pois sofre preconceito. Segundo a relatora na Comissão de Trabalho, deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), a maior oposição vem das entidades de arquitetos.
"Existe uma resistência muito grande por parte dos arquitetos. Eles insistem que designers não podem ser qualificados como uma profissão porque já existe a arquitetura, e esse trabalho eles já fazem", diz a deputada, conforme informações da Agência.
Dados da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD) mostram que o Brasil tem atualmente 182 escolas técnicas e faculdades de design de interiores reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Anualmente, 8 mil profissionais são formados. A proposta já está em caráter de conclusão e agora vai seguir para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Com informações da Agência Câmara de Notícias