Mais de 80% dos recifenses não têm um negócio próprio

Informação é de uma recente pesquisa divulgada pelo IPMN

por Roberta Patu sab, 23/08/2014 - 08:48
Anderson Santos/LeiaJáImagens/Arquivo Ser dono do próprio negócio pode ser uma boa saída para quem quer ganhar dinheiro Anderson Santos/LeiaJáImagens/Arquivo

Uma pesquisa realizada recentemente pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) mostrou que 80,2% dos recifenses não possuem um negócio próprio, enquanto 16,6% se apresentam como empreendedor. De acordo com o consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Valdir Cavalcanti, esse número ainda é pequeno porque muitos comerciantes não se consideram donos de negócio porque estão na informalidade.

A pesquisa do Instituto foi realizada com uma amostra de 625 entrevistados. Do total de entrevistados, 56,8% são da classe C, 30,5% da B, 11,6% da D e 1,1% da D e E. Além disso, o grau de instrução das pessoas abordadas se representa da seguinte forma: 41% dos entrevistados têm ensino médio completo ou superior incompleto; 22,4% fundamental completo ou médio incompleto; 16,7% fundamental compelto; 13,1% analfabeto; 5,9% superior incompleto e 0,8% com especialização.

 

“Considerados informais, os comerciantes não se apresentam como donos de empreendimentos, porque muitas vezes vendem produtos da china, por exemplo,” comenta Valdir Cavalcanti. Ainda em entrevista ao Portal LeiaJá, Cavalcanti ainda lembra que isso acontece também porque muitos acreditam que só podem ser empreendedores se estiverem inscritos na Junta Comercial do Estado de Pernambuco (Jucepe).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores