Pesquisa aponta a importância do primeiro emprego
Entrevistados chineses são os mais preocupados com o peso da primeira experiência na trajetória profissional
A empresa holandesa de Recursos Humanos, Randstad, pesquisou a opinião de 400 pessoas, com idade de 18 a 65 anos, em 33 países, usando como tema a pergunta "O primeiro trabalho de alguém determina o resto de sua carreira?". Os entrevistados chineses são os mais preocupados com o peso da primeira experiência na trajetória profissional, com 82% das respostas positivas. Já brasileiros apresentaram um percentual de 34%, ocupando a 21° posição entre as 33 nacionalidades participantes.
A média global indica que 44% do público entrevistado acredita que os anos iniciais da carreira são decisivos para o futuro profissional. 34% dos brasileiros responderam sim para a pergunta feita pelo estudo da Randstad, deixando o país atrás dos norte-americanos (35%) e dos ingleses (34%).
Esse coeficiente é tido como baixo, tendo em vista que países populosos, como China e Índia têm os maiores percentuais, com 82% e 76% respectivamente. Por outro lado, Dinamarca (23%), Suécia (21%), Nova Zelândia (21%) e Argentina (20%) estão na parte de baixo da lista. Mais informações sobre a pesquisa no site da empresa.