Aprovados em vestibulares dão dicas para uma boa redação

Feras somam aprovações na UFPE, UPE e até no AFA. Escrever corriqueiramente é uma das dicas dos estudantes

por Roberta Patu sex, 12/09/2014 - 16:21
Roberta Patu/LeiaJáImagens João Lucas e João Pedro foram destaques nos últimos vestibulares Roberta Patu/LeiaJáImagens

A prova de redação é uma das principais preocupações dos estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Isso porque, no dia da prova, o candidato além de resolver um número considerável de questões, precisa elaborar também o texto dissertativo. Com essa quantidade de atividades, algumas dúvidas surgem. Entre elas estão como administrar o tempo, qual a melhor forma de começar o texto e o que fazer para controlar a ansiedade.

Para responder esses questionamentos, o Portal LeiaJá conversou com feras que conseguiram boas notas de redação. Entre os entrevistados estão estudantes aprovados em algumas instituições de ensino superior, como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade de Pernambuco (UPE), a Universidade de Brasília (UNB), além da Academia da Força Aérea (AFA) e do Instituto Militar de Engenharia (IME).

Como algumas dessas instituições adotam a redação do Enem, os candidatos entrevistados falaram sobre a importância de atingir uma boa nota e como eles estão se preparando. O fera João Pedro Lucas Fernandes (foto à esquerda), de 18 anos, que já foi aprovado em medicina, direito, engenharia e, atualmente, almeja ingressar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), afirma que o aluno deve praticar bastante a escrita. “Não basta assistir às aulas, é necessário aplicar as dicas proferidas pelos professores. Eu mesmo produzo uma redação de 15 em 15 dias e fico atento a todas as observações indicadas pelos docentes”, lembrou João.

O estudante já tirou a pontuação máxima na UPE, ficou com mais de 90% na AFA e atingiu 85%. Ele diz que “é necessário ler e se informar sobre todos os assuntos do cenário social e político". "A partir daí será possível construir os argumentos coerentes no dia da redação e evita o ‘branco’”, disse Lucas. Em relação ao dia da prova, o fera revela quais as estratégias utilizadas por ele. “Primeiro leio o tema proposto e em seguida resolvo as questões da prova. Com esse tempo penso sobre a construção do texto e depois discorro acerca do tema, mas cada pessoa tem seu tempo”, concluiu.

Quem também fala sobre a preparação e produção textual é o fera João Pedro da Costa (foto à direita), de 18 anos. O estudante, que já foi aprovado na UFPE, UPE e AFA, diz que a aprovação, muitas vezes, ocorre devido à nota da redação do Enem. “Fiz vários vestibulares e já percebi que para atingir uma boa colocação a nota da redação do Enem, na maioria dos casos, pode ser o diferencial”, contou.

Mesmo com várias aprovações e depois de ter atingido pontuação acima de 90% na redação do Exame, João Pedro, que também é aluno do Grupo Gênese de Ensino (GGE), revela que nem sempre foi assim. “Antigamente eu tinha problema em organizar as ideias e construir os argumentos. Após a prática e as orientações dos professores consegui melhorar”, contou o estudante.

Os dois feras afirmam que uma excelente dica é resolver as questões o mais rápido possível, assim sobra tempo suficiente para fazer a redação com calma. “Se cada questão for resolvida em um minuto e meio você fica com mais de duas horas para construir o texto, passar a limpo o rascunho e revisar”, explicou João Lucas. Q

Os alunos que querem exercitar a produção textual, podem conferir a matéria com dicas e sugestões de temas para o Enem, com a professora Flávia Suassuna

COMENTÁRIOS dos leitores