Brasileiro leva 1,6 semanas entre 1ª entrevista e emprego
Conclusão é de um estudo realizado no período de 13 de junho até 29 de julho.
Uma pesquisa realizada pela Catho mostrou que os profissionais brasileiros levam, em média, 1,6 semanas entre a primeira entrevista para uma vaga de emprego e a efetivação da contratação. De acordo com o estudo, o curto espaço de tempo até que o profissional esteja empregado pode ser explicado por aspectos como o baixo nível de complexidade da maior parte das vagas e a necessidade que uma parcela considerável das empresas tem de preencher postos de trabalho com rapidez.
O levantamento apontou que 34% dos brasileiros afirmam ter levado menos de uma semana entre o primeiro contato com os selecionadores e a contratação. Já 26,8% dos trabalhadores disseram que passaram até duas semanas para ser contratados.
“Uma micro ou pequena empresa com um quadro reduzido de funcionários tem seu dia a dia bastante impactado quando passa a ter uma ou duas pessoas a menos. Para não correr o risco de ter de diminuir sua produção e perder negócios, o empreendedor acaba optando por um processo seletivo mais simples, que lhe permita ocupar rapidamente a vaga”, analisa o diretor da Catho, Luis Testa, conforme informações da assessoria de imprensa.
De acordo com o estudo, 74% dos profissionais brasileiros passam por até duas entrevistas antes da contratação. Também foi constatado que quase 13% dos trabalhadores não fizeram entrevista para ocupar vagas de emprego.
A pesquisa deste ano contou com mais de 23 mil entrevistados de todo o Brasil. Desse número total, 54,2% estão empregados. O estudo ocorreu de 13 de junho até 29 de julho.