Saiba o que não deve ser tema da redação do Enem

Professor também indica bons assuntos que podem ser aproveitados como tema da redação

por Nathan Santos sex, 02/10/2015 - 18:47
Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/Arquivo Feras devem continuar a produzir textos até o Enem Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/Arquivo

Os intensos dias de preparação dos feras para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm tudo para valer a pena. Restando menos de um mês para a prova educacional mais aguardada do Brasil, muitos professores, nesta fase de preparação, indicam que a revisão dos conteúdos aprendidos durante todo o ano é uma estratégia muito inteligente. Há educadores que sugerem, ainda, um descanso para o candidato. Por outro lado, para quem pensa em fazer uma boa redação, continuar a escrever neste período é o melhor a se fazer. Além disso, tentar adivinhar o tema da edição não é aconselhável, porque, segundo o professor Eduardo Pereira, o estudante tem que estar preparado para produzir sobre qualquer assunto.

E para os feras que vivem em meio a uma gama de palpites sobre qual será o tema da redação do Enem, é melhor tomarem cuidado e entender que, mais importante do que a “adivinhação”, é tomar conhecimento, antes de tudo, sobre o que não deverá ser abordado como tema. “Primeiro passo é entender o que não será tema. É bom lembrar que o Enem é uma prova do Governo Federal e o governo não quer oito milhões de candidatos escrevendo contra ele. Por exemplo, a crise econômica pela qual o país está passando é quase impossível de virar tema e o Brasil não quer se tornar alvo de críticas”, explica o professor, frisando que a abordagem do Enem é sempre com abrangência nacional.

De acordo com Pereira, o estudante também precisa ficar atento que o Enem gosta de trabalhar temas atuais e não os da atualidade. Segundo o educador, assunto atual é aquele que é pertinente no passado e no presente, como por exemplo, a violência contra a mulher, que, provavelmente, daqui a uns anos, continuará sendo um assunto corriqueiro. Já as temáticas da atualidade são as que pertencem ao presente e podem deixar de ser debatidas a qualquer momento. “Os refugiados da Síria é um tema da atualidade e não deve aparecer na redação porque com um tempo não ficará em discussão”, explana Pereira.

A grande “sacada” em relação à diferença entre atual e atualidade é o fato de que, de uma maneira inteligente, o fera precisa estar atualizado. De acordo com o professor, mesmo não sendo o tema central, um assunto da atualidade pode servir como subsídio para a construção da dissertação e até pode aparecer no texto de apoio da prova. “Por exemplo, se o Enem abordasse novamente o sistema migratório, o texto de apoio poderia trazer uma menção aos refugiados da Síria. Inclusive, o aluno munido de informações pode até citar a questão dos refugiados na redação, mas não deve esquecer de seguir o tema proposto, que nesse exemplo que dei seria o sistema migratório”, explica o docente.

Como o tema proposto pelo Enem pode abordar quatro pilares (científico, cultural, social e político), o professor Eduardo Pereira arrisca alguns assuntos que ele aponta como “muito bons” para se tornarem temática. Mobilidade urbana, doação de órgãos, esporte como fator de inclusão social e pirataria são esses temas. “O aluno não pode deixar de conhecer esses assuntos”, comenta.

Mais sugestões de bons temas

Peron Rios é professor do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), considerado como a melhor escola pública na redação do Enem 2014. Ele também sugere alguns assuntos que podem ser escolhidos como tema da prova deste ano:

1 - As relações entre a mídia e a liberdade de expressão:

Fatos como a emergência do Marco Civil da Internet ou debates recorrentes em torno da regulação dos outros meios de comunicação põem o tema de sobreaviso. Episódios de amplitude internacional, como o atentado bem-sucedido a jornalistas do jornal francês Charlie Hebdo, reforçam tal probabilidade.

2 - Conceito de família no século XXI:

As reflexões legislativas em torno das liberdades individuais e das novas formas de união entre os cidadãos têm feito parte dos debates públicos e privados. A urgência e a relevância da temática contribuem para sua eventual escolha por parte da comissão de prova.

3 - Maioridade penal:  

Eis outro debate que – ocupando o cotidiano de nossos representantes políticos e compondo assiduamente as pautas de todas as mídias – pode figurar como tema de redação.

4 - O uso racional da água: 

É outro tópico que pode surgir. Sua importância perene, mas também aguda (levando-se em conta a crise hídrica em várias localidades do Brasil, com maior ênfase midiática sobre São Paulo), põe o assunto no campo das virtualidades.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores