De olho na UFPE, feras agora devem focar no Sisu

Após a divulgação do resultado do Enem 2015, candidatos deverão se inscrever no Sisu, a partir da próxima segunda (11), para ingressar na Federal. UFPE oferece quase 7 mil vagas

por Nathan Santos sab, 09/01/2016 - 17:33
Pollyanne Brito/LeiaJáImagens/Arquivo Provas do Enem foi realizadas em outubro de 2015 Pollyanne Brito/LeiaJáImagens/Arquivo

Depois da ansiedade para o tão esperado resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgado nessa sexta-feira (8), os feras agora precisam atentar para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições serão iniciadas na próxima segunda-feira (11) e já serão finalizadas na quinta-feira (14). No total, o Sisu oferecerá 228 mil vagas em mais de 130 instituições de ensino. De todas essas oportunidades, 6.972 são direcionadas para a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Oferecendo 96 cursos de graduação, a UFPE conta com 5.502 vagas para o Campus Recife, 430 vagas para o Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e 1.040 vagas para o Centro Acadêmico do Agreste (CAA). Metade das oportunidades é direcionada para o sistema de cotas. A classificação será concretizada com base nas notas do Enem 2015. Confira os pesos e notas mínimas.

Segundo a Federal, para o ingresso em 2016, a UFPE manterá o argumento de inclusão regional para os feras que moram no entorno das unidades de Vitória e Agreste. O candidato que optar por graduações nas unidades do interior do Estado terá um acréscimo de 10% na nota final do Enem, apenas como efeito classificatório, não sendo levada em consideração a análise do atendimento de eventuais critérios eliminatórios.

O argumento de inclusão é direcionado, de forma exclusiva, a feras que cursaram e concluíram o ensino médio em escolas regulares e presenciais de mesorregiões – citadas no final desta matéria. De acordo com a UFPE, não será oferecido nenhum tipo de argumento de inclusão regional para os cursos do Campus Recife. Ainda segundo a Federal, os candidatos que forem possíveis beneficiários tanto do argumento de inclusão regional quanto da política de cotas deverão optar, no ato da inscrição, por uma dessas duas ações afirmativas, não sendo permitida a aplicação cumulativa delas.

No processo de seleção específico, os cursos presenciais de música/canto - bacharelado, música/instrumento - bacharelado, música/licenciatura e dança/licenciatura não participarão da seleção da UFPE via Sisu. Para essas graduações, haverá processo seletivo específico, no qual se utilizarão a nota do Enem e as provas realizadas pela Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (Covest/Copset).

Mesorregiões de inclusão regional

I – Mesorregião da Zona da Mata pernambucana, formada pelos municípios de: Aliança, Buenos Aires, Camutanga, Carpina, Condado, Ferreiros, Goiana, Itambé, Itaquitinga, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Macaparana, Nazaré da Mata, Paudalho, Timbaúba, Tracunhaém, Vicência, Chã de Alegria, Chã Grande, Glória do Goitá, Pombos e Vitória de Santo Antão, Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré e Xexéu.

II – Mesorregião do Agreste pernambucano, formado pelos municípios de: Águas Belas, Buíque, Itaíba, Pedra, Tupanatinga, Venturosa, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Correntes, Garanhuns, Iati, Jucati, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha, Canhotinho, Agrestina, Altinho, Barra de Guabiraba, Bonito, Camocim de São Félix, Cupira, Ibirajuba, Lagoa dos Gatos, Panelas, Sairé, São Joaquim do Monte, Alagoinha, Belo Jardim, Bezerros, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Capoeiras, Caruaru, Gravatá, Jataúba, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sanharó, São Bento do Una, São Caetano, Tacaimbó, Casinhas, Frei Miguelinho, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, Surubim, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertente do Lério, Vertentes, Bom Jardim, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Limoeiro, Machado, Orobó, Passira, Salgadinho e São Vicente Férrer.

COMENTÁRIOS dos leitores