Evento reúne professores e estudantes de Direito em Belém
Acadêmicos e doutores de Instituições de Ensino Superior discutem o novo Código Civil brasileiro e questões relevantes no debate jurídico nacional
O Simpósio de Direito organizado pela a Liga Acadêmica Jurídica do Pará (Lajupa), realizado nesta sexta-feira (19), no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT), em Belém, marcou o início do ano letivo e contou com a participação de professores doutores e centenas de acadêmicos de diversas instituições da capital paraense (veja vídeo abaixo). O objetivo do II Simpósio da Liga foi debater temas que estão em voga no cenário jurídico em todo o País.
A Lajupa trouxe como painel de abertura do evento a palestra “As Tutelas Provisória do Novo Código de Processo Civil: Reflexões Necessárias”, ministrada pelo professo e doutor José Henrique Mouta. Temas como Advocacia Criminal, Controle de Constitucionalidade, Recuperação Judicial, Ensino Jurídico e Ligas Acadêmicas Jurídicas também foram debatidos no decorre do evento.
A Lajupa é composta atualmente por 50 membros, todos acadêmicos de Direito de todas as Instituições de Ensino Superior do Estado do Pará, de diferentes semestres, sendo 13 membros diretores na coordenação. A liga tem como presidente o acadêmico de Direito do Centro Universitário do Pará (Cesupa) Victor Siqueira Mendes de Nóvoa.
O estudante que tiver interesse em ser membro da Lajupa deve ficar atento ao edital. Este ano serão oferecidas 27 vagas para novos integrantes. O edital será lançado na próxima segunda-feira (22), e as inscrições para seleção ficam abertas até quarta-feira (24).
Em entrevista ao portal LeiaJá, Loiane Verbicaro, professora doutora e coordenadora adjunta do curso de Direito no Cesupa, falou sobre sua expectativa em relação à Lajupa. “Acredito que seja um projeto absolutamente exemplar. A Lajupa faz um trabalho sério, conduzido com muita cautela pelos alunos. O mais importante é que a liga busca transformar o ensino jurídico do nosso estado”, contou.
Segundo Loiane, a Lajupa vem mostrar o quanto a participação dos alunos no processo de ensino, pesquisa e extensão é fundamental. “Eles estão desenvolvendo um trabalho muito sério de verdadeiro protagonismo. A Lajupa aponta questões que são fundamentais pro ensino jurídico do nosso Estado. Com isso eles acabam desenvolvendo um projeto de dar um olhar específico a várias disciplinas que são importantes”, afirma.
A professora destacou a importância do trabalho realizado pelos acadêmicos que integram a Lajupa. “É muito bom para o nosso Estado poder contar com esse entusiasmo renovador dos alunos, com toda essa vontade de aperfeiçoar o ensino jurídico no País”, afirmou.