Médias do Enem 2015 caem em três partes da prova

Por outro lado, as notas obtidas na redação e na parte de ciências humanas melhoraram

por Dulce Mesquita ter, 04/10/2016 - 12:43

O Ministério da Educação divulgou, nesta terça-feira (4), os resultados da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por escola. Neste contexto, houve uma queda nas médias em três partes da prova: ciências da natureza, matemática e linguagens e códigos. A melhora foi nas notas da redação e de ciências humanas.

Na redação, a média das escolas saiu de 491 para 543 pontos. Nas ciências humanas, foi de 546 para 555. Já em linguagens e códigos, a média caiu de 511 para 504. As médias mais baixas são de ciências da natureza e matemática, que tiveram uma queda de 487 para 478 e de 481 para 475, respectivamente.

Sobre a diferença das notas entre os alunos que têm os melhores desempenho e os que obtêm os priores, o MEC alega que a causa vai além da qualidade de ensino oferecida na escola. “A desigualdade social no Brasil é estrutural. O MEC não tem como compensar todos esses fatores, mas o que podemos fazer é apoiar as escolas que estão fazendo isso, ao ampliar o repertório de conhecimento daqueles que tiveram menos acesso a bens culturais, a leitura e ao teatro, por exemplo”, frisou a secretária executiva do MEC, Maria Helena Castro.

O ministério espera que a reformulação do ensino médio diminua a média das escolas e dos alunos e traga mais igualdade para a educação. “Acreditamos que a reforma do Ensino Médio terá um impacto imenso no funcionamento das escolas e promoverá uma equidade na educação que é oferecida nas redes pública e privada”, disse.

 

COMENTÁRIOS dos leitores