Professores da UFRPE decretam greve
A decisão veio na tarde desta quinta-feira (3), em assembléia do sindicato dos professores da Universidade
Professores, membros da Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (ADUFERPE), decidiram em assembléia realizada nesta quinta-feira (3) entrar em greve por tempo indeterminado. O motivo é a posição contrária às mudanças da Proposta de Emenda Constitucional que tramita no Senado que limita os gastos públicos em pastas como saúde e educação pelos próximos 20 anos.
"Foi decretada a greve e já começa a partir do dia 8. É um posicionamento contra a PEC 55, que está no Senado. O conteúdo, incluindo a reforma do ensino médio, é negativo, prejudicial à educação", afirmou o atual presidente do sindicato Cícero Monteiro de Souza.
A greve não tem prazo determinado e só será interrompida se a proposta de emenda constitucional não for aprovada. "Apenas a retirada da PEC pode acabar com a greve. Os funcionários da universidade também irão entrar em greve já a partir do dia 8", revelou Cícero.
Antes disso, professores da UFPE aprovaram indicativo de greve e voltam a se reunir no próximo dia 10 para decidir se também irão paralisar as atividades. O campus das duas instituições seguem ocupados por alunos.