Como organizar os estudos após o Carnaval

Veja dicas importantes para retomar à rotina escolar e ir bem durante todo o ano letivo

por Lara Tôrres qui, 02/03/2017 - 11:39
Divulgação Gerenciar o tempo e organizar o calendário de atividades são coisas essenciais para ir bem na escola Divulgação

Ter um bom desempenho nos estudos depende de um bom planejamento e gestão adequada do tempo desde o início do ano para que no final os assuntos não se acumulem, gerando sobrecarga perto das provas, o que aumenta o risco de reprovação. Confira as dicas da Coordenadora Educacional Silvanith Mesquita para, passado o período de festas de Carnaval, se dedicar a planejar e se dedicar aos estudos: 

Tenha um cronograma 

O aluno deve estar atento à sua rotina semanal, elencando todas as atividades em um cronograma onde todas as atividades, escolares ou não, devem estar organizadas. 

Monte um calendário 

No calendário os estudantes podem ter uma noção mais real sobre a a aproximação das datas das provas e gerenciar melhor o tempo dedicado aos conteúdos de cada disciplina. 

Atente ao ambiente de estudo 

É necessário ter um lugar reservado para que o estudante tenha concentração. Evite estudar na cama, o local escolhido deve ter apenas o material da disciplina que estiver sendo estudada naquele momento, ser arejado e bem iluminado. 

Divida as tarefas

Descansar é tão importante quanto estudar e faz parte da preparação para vestibulares ou provas da escola. 

Revisão 

As disciplinas devem ser revisados, de preferência, no mesmo dia em que foram vistos em aula, para que o cérebro compreenda que aquelas informações são importantes e devem ser armazenadas. 

Priorize o que for mais relevante 

Ao elaborar a rotina de estudos o estudante deve ter em mente quais são as prioridades. Para os que estão no Ensino Médio, principalmente os que estão no terceiro ano, o mais relevante é estudar os conteúdos que caem no ENEM e em outros vestibulares que queira prestar. 

Tenha metas 

Estudantes devem amadurecer e definir seus planos e metas para o futuro profissional. Quando a profissão ainda não foi escolhida, é recomendado definir um objetivo para o ano letivo como, por exemplo, encerrar o ano com todas as disciplinas acima da média, ou superar a dificuldade em uma disciplina específica. 

Use todos os seus recursos 

Os estudantes devem usar todas as ferramentas de aprendizado que puder. O livro nunca deve ser deixado de lado pois é nele que estudantes podem responder exercícios complementares e encontrar explicações concisas sobre o conteúdo. Os recursos tecnológicos como plataformas adaptativas, simulados online e vídeoaulas também trazem grandes benefícios. O que deve ser observado é o risco de "fugas". Na internet o aluno pode, por exemplo,  abrir uma guia para acessar conteúdos paralelos ao objetivo principal e passar mais tempo do que esperando para tal.

COMENTÁRIOS dos leitores