Curso de panificação beneficia detentas em PE
Iniciativa faz parte do projeto Padaria Escola e tem como objetivo capacitar as mulheres da CPFAL
Na manhã desta terça-feira (14), foi inaugurada a Padaria Escola da Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima (CPFAL). A iniciativa está sendo implantada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) e do Patronato Penitenciário, com objetivo de capacitar as reeducandas para o mercado de trabalho. No projeto, as mulheres participarão de um curso com aulas teóricas e práticas sobre panificação e pastelaria.
A primeira turma será formada com 20 reeducandas, que já desenvolvem atividades na cozinha da unidade. As aulas serão ministradas pelo professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), João Lima. Após esta primeira formação, nas próximas etapas serão as próprias detentas (já capacitadas) que repassarão as técnincas de fabricação de pães e bolos para as outras.
Ao final do curso, as participantes ainda receberão um certificado. A empresa suíça Advent-Stiftung, ligada a Igreja Adventista, e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) são parceiras do projeto. Inclusive, a UFPE doou todo o maquinário para a realização do curso, como forno, freezers, batedeira, armários para fermentação, entre outros materiais. Os investimentos foram na ordem de R$ 25 mil.