Exposição mostra a reinvenção dos espaços urbanos

Alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores da Universidade da Amazônia (Unama) apresentam trabalhos que se propõem a reinventar conceitos

por Geovana Mourão ter, 27/06/2017 - 16:29

Os alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Desing de Interiores da Universidade da Amazônia (Unama) se uniram na última sexta-feira (23) para expor trabalhos avaliativos envolvendo maquetes, projetos, sistemas e fotografias. “Compondo o espaço urbano”, “A (re)invenção do olhar” e “Arquitetura do descarte” foram alguns dos temas dos trabalhos.

A exposição foi uma proposta da coordenação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores, com a finalidade de criar uma ligação entre os dois cursos. “Uma das principais propostas é fazer com que os alunos percebam o sentido que faz todo um conteúdo de um projeto pedagógico”, disse Fernando Navarro, professor e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Foram agregadas à metodologia de produção tanto as disciplinas de Arquitetura e Urbanismo quanto as de Desing de Interiores. O objetivo é mostrar para o aluno a atividade prática que é utilizada dentro dos conteúdos das disciplinas. A estudante de Desing de Interiores Débora Filgueiras falou da importância da exposição para sua vida acadêmica e profissional: “Quero sempre levar esse aprendizado comigo, principalmente essa parte prática, porque posso ter uma ideia de como vou trabalhar futuramente”.

O professor Navarro também considera importante estar atento à forma como o conteúdo é repassado aos alunos. Segundo ele, algumas vezes há excesso de teoria e ausência de prática durante as aulas. “Temos de nos preocupar com o conteúdo que é ministrado pelos projetos pedagógicos, mas não devemos esquecer que eles devem estar unidos à exercícios práticos, para que os nossos alunos não sintam dificuldades ao ingressarem no mercado de trabalho.”

COMENTÁRIOS dos leitores