UFPA inaugura curso de especialização em Engenharia Naval

Aula de abertura será na sexta-feira (11), no campus Guamá da Universidade Federal do Pará. Primeira turma terá 33 alunos.

qua, 09/08/2017 - 11:06

A Universidade Federal do Pará (UFPA) terá a sua primeira turma de especialização em Engenharia Naval. O curso será realizado pelo Instituto de Tecnologia (Itec) e terá a aula inaugural no dia 11, no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), no campus profissional do Guamá, em Belém. As informações são da assessoria da Fadesp (Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa).

A turma foi montada após processo de seleção em que foram analisados os currículos dos inscritos. No caso dos bolsistas, foram realizadas também entrevistas e análises das cartas de intenções e dos comprovantes de rendimento. A matrícula dos 33 selecionados segue até o dia 10 deste mês, no site da FADESP, www.portalfadesp.org.br. Os nomes dos 26 não bolsistas e sete bolsistas estão na página do curso.

A especialização é presencial, tem carga horária de 491 horas e será realizada no período de 14 de agosto de 2017 a 30 de abril de 2019. Além da aula inaugural que será realizada dia 11, está programada já para o dia 12 uma visita técnica ao estaleiro da universidade.

Sob a coordenação do professor da UFPA Eduardo Braga, o curso de especialização será realizado em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O corpo docente é formado por mestres, doutores e pós-doutores com ampla experiência no ensino, pesquisa e extensão.

O objetivo da formação é preparar recursos humanos para atuação na indústria de construção naval, construção e reparo de embarcações mercantes. Entre os objetivos específicos estão a oferta de conhecimentos sobre as práticas utilizadas na construção naval, a capacitação dos que atuam ou desejam atuar no mercado específico e a transmissão de uma visão técnica integrada das atividades e processos envolvidos em estaleiros de construção naval.

A formação se destina aos engenheiros, arquitetos, tecnólogos e profissionais com ensino superior nas áreas técnicas e gerenciais que atuam na área naval ou almejam atuar e que pretendem aprofundar os conhecimentos necessários para auxiliar no desenvolvimento de projetos relacionados à tecnologia de construção e reparos Navais, além do Gerenciamento de Projetos de Construção Naval, gestão e logística de seus processos e cadeia de suprimentos.

 

COMENTÁRIOS dos leitores