Física no Enem não exigiu muitos cálculos, diz professor
Disciplina foi cobrada nesse domingo (12), último dia do Enem 2017
"Uma prova bastante teórica, que não exigiu muito calcúlo, apesar de conteudista". Essa é a análise do professor de física Ítallo Costa, quando questionado sobre as questões da disciplina no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dentre os assuntos abordados neste ano, a sempre presente temática da "eltrodinâmica", além de "cinemática", "óptica da visão" (que não caiu no ano passado), "acústica" e "magnetismo".
Para o professor, a prova foi bem elaborada. "O aluno atento se deu bem, pois não precisou fazer muitos cálculos. O exame seguiu o padrão dos anos anteriores, no sentido de cobrar muito conteúdo", coloca. Também foram destaques as questões que envolviam gráficos. "Em muitas delas, o aluno nem precisava fazer a conta se souber ler e interpretar a figura, onde a própria resposta já estava contida. Foi o que aconteceu, por exemplo, naquelas que envolviam a "absorção em função do comprimento de onda e de energia na cama elástica", conclui.
No dia 5 deste mês, o Enem teve questões de Ciências Humanas, Linguagens e redação. Já nesse domingo (12), último dia de provas, as áreas cobradas foram Ciências da Natureza e matemática.
LeiaJá também
--> Professor analisa a prova de matemática no Enem 2017
--> Professor sobre biologia no Enem: 'Prova de qualidade'
--> Parte de química no Enem não foi cansativa, diz professor