Física no Enem não exigiu muitos cálculos, diz professor

Disciplina foi cobrada nesse domingo (12), último dia do Enem 2017

por Marília Parente seg, 13/11/2017 - 09:55

"Uma prova bastante teórica, que não exigiu muito calcúlo, apesar de conteudista". Essa é a análise do professor de física Ítallo Costa, quando questionado sobre as questões da disciplina no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dentre os assuntos abordados neste ano, a sempre presente temática da "eltrodinâmica", além de "cinemática", "óptica da visão" (que não caiu no ano passado), "acústica" e "magnetismo".  

Para o professor, a prova foi bem elaborada. "O aluno atento se deu bem, pois não precisou fazer muitos cálculos. O exame seguiu o padrão dos anos anteriores, no sentido de cobrar muito conteúdo", coloca. Também foram destaques as questões que envolviam gráficos. "Em muitas delas, o aluno nem precisava fazer a conta se souber ler e interpretar a figura, onde a própria resposta já estava contida. Foi o que aconteceu, por exemplo, naquelas que envolviam a "absorção em função do comprimento de onda e de energia na cama elástica", conclui.

No dia 5 deste mês, o Enem teve questões de Ciências Humanas, Linguagens e redação. Já nesse domingo (12), último dia de provas, as áreas cobradas foram Ciências da Natureza e matemática.

LeiaJá também

--> Professor analisa a prova de matemática no Enem 2017

 

--> Professor sobre biologia no Enem: 'Prova de qualidade'

--> Parte de química no Enem não foi cansativa, diz professor

COMENTÁRIOS dos leitores