Seleções burocráticas fizeram empresas perder candidatos

Informação é da pesquisa 'Contratações Brasileiras: analógicas ou digitais?'

por Nathan Santos qui, 23/11/2017 - 10:45
Pixabay . Pixabay

Burocracia durante contratações fez 36% das empresas brasileiras perderem candidatos. A conclusão é de uma pesquisa denominada "Contratações Brasileiras: analógicas ou digitais?", promovida pela companhia Acesso Digital em parceria com o Ibope Conecta. Segundo o estudo, o envio de documentos é um dos fatores que fazem os profissionais desistirem de ingressar nas corporações contratantes.

Em meio ao estudo, os entrevistados apontaram alguns passos para diminuir a burocracia das seleções e consequentemente facilitar a efetivação dos empregos. Segundo a pesquisa, para 91% dos candidatos, em breve os processos seletivos serão totalmente digitais, pois, de acordo com os entrevistados, existem ferramentas de RH que facilitam as seleções e diminuem o tempo do procedimento.

A pesquisa diz ainda que 50% das empresas solicitam de seis a dez documentos para finalizar as contratações. Em 72% dos casos, para a validação desses documentos, participam do processo entre dois e cinco funcionários administrativos da empresa contratante levando todo procedimento a durar, em média, de quatro a sete dias. O estudo afirma que a digitalização das seleções poderá transforma dias em horas. 

Para o CEO e fundador da Acesso Digital, Diego Martins, o Brasil ainda precisa melhorar bastante em relação ao uso de tecnologias durante os processos seletivos. “Percebemos que o Brasil ainda está defasado em comparação a outros países como Estônia, Israel, China, Índia e Estados Unidos, que investem pesado em tecnologia. Na Estônia, por exemplo, já é possível casar ou, até mesmo, se aposentar pela internet", comenta Martins, conforme informações da assessoria de imprensa. 

COMENTÁRIOS dos leitores