UPE promete 'medidas' contra assédio no curso medicina

Alguns estudantes denunciaram que sofrem assédio moral durante estágios

por Nathan Santos qua, 11/04/2018 - 14:30
Líbia Florentino/LeiaJáImagens/Arquivo Reitoria da UPE, no Centro do Recife Líbia Florentino/LeiaJáImagens/Arquivo

Depois das denúncias de que alunos do curso de medicina da Universidade de Pernambuco (UPE) foram vítimas de assédio moral em seus estágios, a instituição de ensino divulgou um posicionamento. Nesta quarta-feira (11), a UPE garantiu que “repudia toda e qualquer forma de abuso”.

Segundo a Universidade, todas as denúncias formalizadas serão apuradas “com rigor”. Também estão previstas “medidas cabíveis”, porém não reveladas pela instituição de ensino em seu posicionamento. Recentemente, o presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremepe), André Dubeux, discutiu os ocorridos com um representante da UPE.

Nessa ocasião, Dubeux conversou com o coordenador do internato do curso de medicina da UPE, José Carneiro Leão Filho. “O assédio ocorre por parte dos preceptores e residentes, especialmente nas áreas de clínica médica e cirurgia geral, em hospitais universitários e da rede SUS”, declarou o coordenador, em entrevista à assessoria de imprensa do Cremepe.

O Cremepe ainda pretende incluir o assunto ‘assédio moral’ nas aulas da sua Escola Superior de Ética Médica. “Será uma forma de conscientizar e mostrar como eles (residentes) devem lidar com os doutorandos na prática”, informou o Conselho. 

COMENTÁRIOS dos leitores