Dia do Livro Infantil: educadoras falam de desafios

A leitura apresentada desde cedo às crianças traz amplos benefícios.

qua, 18/04/2018 - 16:19
Pixabay A leitura apresentada amplos benefícios para as crianças Pixabay

A leitura é um universo. Dar à criança a chave que abre a porta desse universo é motiva - lá a ser informada, independente e escritora da própria história. Nesse 18 de abril,  Dia Nacional do Livro Infantil, é importante lembrar que a leitura impulsiona o desenvolvimento, apura o senso crítico, é caminho para o conhecimento e também desenvolve afeto.   

A data foi instituída pela Lei 10.402/02, em 1922, em homenagem ao escritor Monteiro Lobato, conhecido por obras que marcaram a literatura infantojuvenil brasileira. Com histórias que envolviam fatos do dia a dia infantil e fantasias do mundo imaginário das crianças, como o Sítio do Pica-pau amarelo. O hábito de leitura nessa fase gera benefícios para o desenvolvimento intelectual e emocional da criança. Ler melhora a comunicação, auxilia na construção de ideias e opiniões, enriquece vocabulário e adquirir cultura. Porém o contrário também acontece, quando a criança não é estimulada a ler, ela pode se tornar uma pessoa tímida, bloqueada mentalmente.  

Segundo a pedagoga Luna Moraism, normalmente as crianças aprendem a ler em torno dos seis anos, mas existe casos de crianças que começam a ler a partir dos quatro e cinco anos. " Isso acontece quando elas estão inseridas num contexto familiar onde os pais leem e incentivam a leitura. O ambiente favorece no estímulo a leitura, , completou a pedagoga. Ao entrar em contato com a leitura desde pequena, a criança mergulha no universo encantado e desenvolve rapidamente o desejo pela leitura. Isso ajuda no desempenho escolar e moral.  

A pedagoga explicou que há dois tipos de leitura: "ler por ler" e "ler e interpretar". A primeira é quando acontece apenas decodificação para o indivíduo. Já o segundo tipo traz um significado para o indivíduo como ele compreende a mensagem que foi transmitida.  

Na escola 

O maior desafio da escola nos dias atuais é conciliar as novas tecnologias (smartphones, tablets, internet) com a educação. A coordenadora e professora Suelini Barreto, do Colégio Carrossel Prisma, em João Pessoa, na Paraíba, diz que as crianças preferem a tela do celular ao invés do livro. E que isso tem atrapalhado na sala de aula. " Eles têm dificuldade em prestar atenção na aula. O celular principalmente afeta a concentração deles",  enfatizou Suelini. 

O incentivo a leitura é um trabalho conjunto entre escola e casa. Nas escolas, com rodas de conversa sobre o livro preferido entre eles, uma maneira nova de contar uma história, atividades lúdicas.  

Dicas de como incentivar a leitura nas crianças  

-Assistir a filmes originados de livros e motivar a comparação entre livro e filme; 

-Mesmo a criança não sabendo ler, deixa-la ter contato com objeto. Permitir que ela manuseei o livro;

-Procurar livros sobre assuntos que causam interesse nelas; 

-Ter um momento no dia resevado para a leitura.

Por Luana Menezes

COMENTÁRIOS dos leitores