Pesquisador João Canavilhas fará conferência na UFPA
Professor da Universidade da Beira Interior, de Portugal, vai falar sobre "Transições, inovações e desafios no jornalismo dispositivos móveis", no auditório Benedito Nunes, no campus da UFPA, em Belém
A convite do Grupo de Pesquisa Inovação e Convergência na Comunicação (InovaCom) e do Grupo de Pesquisa Interações e Tecnologias na Amazônia (ITA), o professor João Canavilhas, da Universidade da Beira Interior (UBI), de Portugal, vai ministrar a conferência "Transições, inovações e desafios no jornalismo para dispositivos móveis", na Universidade Federal do Pará (UFPA), na tarde de quarta-feira (6). A conferência será às 16 horas, no Auditório Benedito Nunes, no campus do Guamá.
A conferência marca o retorno das atividades do Grupo de Pesquisa Interações e Tecnologias na Amazônia (ITA), criado em parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom), da UFPA, e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC), da Universidade da Amazônia (UNAMA). O ITA reúne docentes e discentes de pós e da graduação das duas instituições e atualmente é coordenado pelas professoras Elaide Martins (PPGCom/UFPA) e Analaura Corradi (PPGCLC/UNAMA).
Para Canavilhas, a visita é uma excelente oportunidade para discutir o futuro do jornalismo com os investigadores do ITA, do InovaCom e com os demais interessados. "Pretendemos aproximar as comunidades científicas brasileira e portuguesa que se dedicam ao estudo das novas tecnologias no jornalismo, esperando-se que desta relação possam surgir candidaturas a projetos e estágios de doutorado e pós-doutorado nos dois lados do Atlântico”, afirmou.
O trabalho de pesquisa do professor concentra-se no jornalismo on-line, no jornalismo para dispositivos portáteis e na narrativa jornalística para Web. A repercussão de sua obra tem servido de referência para diversos trabalhos acadêmicos em âmbito nacional e internacional.
Para a professora Elaide Martins, "a conferência é uma oportunidade singular para ampliar as discussões que são feitas nesses grupos de pesquisas e nas disciplinas desses programas, procurando compreender as mudanças e desafios que as tecnologias da comunicação descortinam em nosso cotidiano, sobretudo a partir do uso dos dispositivos móveis”.
Doutor em “Comunicação, Cultura e Educação” pela Universidade de Salamanca, João Canavilhas é pesquisador e docente na Faculdade de Comunicação e vice-reitor para as Áreas de Ensino, Internacionalização e Saídas Profissionais na Universidade da Beira Interior (UBI), em Covilhã, Portugal. Ele integra o Labcom/IFP na UBI, onde investiga os variados aspectos das relações entre comunicação e tecnologias.
É autor da tese "Webnoticia: propuesta de modelo periodístico para la WWW”, uma importante contribuição para a identificação de uma linguagem convergente para o Webjornalismo. Além disso, escreveu diversos artigos científicos, como: “Webjornalismo: da pirâmide invertida à pirâmide deitada” e “Jornalismo Transmídia: um desafio ao velho ecossistema midiático”.
Canavilhas também participou da organização de vários livros. Entre eles, pode-se destacar o "Notícias e Mobilidade: o jornalismo na era dos dispositivos móveis", "Jornalismo para dispositivos móveis: produção, distribuição e consumo" e o "Webjornalismo: sete características que marcam a diferença", no qual também é autor do capítulo Hipertextualidade. Para a produção deste último livro, Canavilhas convidousete autores, de sete países diferentes, para dissertar sobre cada uma das característicasque marcam e diferenciam o Webjornalismo.
O evento é gratuito e aberto a todos os interessados e conta com o apoio da Faculdade de Comunicação (Facom) e da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER), da UFPA.
Serviço
Conferência "Transições, inovações e desafios no jornalismo para dispositivos móveis", com João Canavilhas.
Local: Centro de Convenções Benedito Nunes, dia 6 de junho de 2018, 4ª-feira, às 16h. Entrada Franca.
Da assessoria da UFPA.