Pesquisador mostra como o meio digital afeta o jornalismo
João Canavilhas, professor da Universidade da Beira Interior, de Portugal, participou de encontro com estudantes, professores e profissionais, na UFPA, em Belém
Com a chegada da internet e dos dispositivos móveis, o jornalismo vem se modificando para poder alcançar cada vez mais público e as novas gerações. Pensando em discutir essa transição do jornalismo, o grupo de pesquisa de Interações e Tecnologia na Amazônia (ITA), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade da Amazônia (Unama) realizaram a conferência “"Transições, inovações e desafios no Jornalismo para dispositivos móveis", ministrada pelo Prof. Dr. João Canavilhas, referência internacional em Webjornalismo e professor da Universidade da Beira Interior (UBI), de Portugal.
Reunindo alunos de graduação, profissionais, mestrandos e doutorandos de comunicação, o evento abordou questões sobre como fazer jornalismo na era digital usando as plataformas disponíveis. “Aqui iremos discutir sobre o futuro do jornalismo, o que mudou com a digitalização do jornalismo e o aparecimento dos dispositivos móveis, e de que forma essas mudanças tiveram impacto na profissão e no ensino do jornalismo”, disse o professor João Canavilhas, organizador do livro "Webjornalismo: sete características que marcam a diferença".
Durante a palestra, o professor explicou que a emergência dos dispositivos móveis (iphones, smartphones, tablets) obrigou todo o ecossistema que envolve o jornalismo e a comunicação a se adaptar a uma nova realidade, uma realidade mais rápida e emergencial. Canavilhas enfatizou que os chamados dispositivos também se referem a qualquer plataforma que permita a interação e comunicação sem fios pela internet.
Além de expandir o jornalismo, os dispositivos móveis também modificam o modo de ensino e consumo.“Esses dispositivos podem ser usados em dois momentos: nos meios de produção, no chamado ‘mobile journalism', e enquanto plataforma de consumo, que é o foco da discussão. Para podemos chegar nas novas gerações é preciso estar onde os jovens estão”, enfatizou.
A palestra de João Canavilhas pode ser acessada no perfil Facom UFPA no Facebook.