Vestibular seriado: entenda as características da seleção
O sistema avalia, anualmente, os candidatos a vagas em cursos de graduação em diversas instituições de ensino
Para ingresso em Instituições de Ensino Superior (IES) em todo o país, estudantes geralmente realizam uma prova muito comum: o vestibular, sistema de avaliação que contempla os conhecimentos adquiridos pelos alunos durante os anos escolares. Uma das formas de conseguir uma vaga em IES públicas é através das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O vestibular seriado também faz parte do processo de ingresso no ensino superior. Diferente do Enem e dos vestibulares ‘tradicionais’, a modalidade seriada possui um método de avaliação contínuo. Os alunos, anualmente, realizam uma prova que testa os conhecimentos desenvolvidos durante o ano letivo. Normalmente, são três fases, sendo uma para cada ano do ensino médio. Esse método proporciona um processo de construção de nota gradualmente.
“Quando resolvi fazer um vestibular seriado não sabia o curso que desejava, mas, de fato, ajudou muito para que, com o tempo, eu conseguisse construir uma boa nota. Não tem uma pressão muito grande e a carga de assuntos é dividida”, conta Ana Carolina Oliveira, 21, estudante de Letras na Universidade de Pernambuco (UPE).
A UPE é uma das instituições que oferta o modelo de seleção, chamado de Sistema Seriado de Avaliação (SSA). Os vestibulandos constroem em três fases a nota final, que equivale a média ponderada das provas. A primeira e segunda fase equivalem a 30% cada uma da construção da nota. Já a terceira, realizada no último ano do ensino médio, equivale a 40% da nota. “As questões do exame correspondem ao conteúdo programático das disciplinas abordadas durante o ano letivo. Observamos as recomendações da base nacional de educação. O última fase tem um peso maior, por apresentar um número maior de questões - sendo 100, diferente das 90 questões dos anos anteriores”, diz Ernani Martins, coordenador da comissão permanente de concursos acadêmicos da UPE.
Na Universidade de Pernambuco, 50% das vagas oferecidas são destinadas para os candidatos com bom desempenho no SSA, as outras são conquistadas através do Enem. Por se tratar de um processo de avaliação gradativo, a preparação para o vestibular seriado é diferente dos tradicionais. “As questões apresentam diferentes propostas e abordagens. É necessário, portanto, prestar atenção na hora de se preparar para essa prova. Existem especificidades em cada instituição. O interessado deve prestar atenção nos editais e conteúdo programático divulgado”, explica Roberto Lira, professor de história.
Para a professora de linguagens e códigos Ana Lídia Queiroz, o sistema de avaliação seriado proporciona um amadurecimento do aluno frente às pressões por ingresso no ensino superior. “O aluno jovem vai, com o tempo, se preparando e só será cobrado pelos assuntos específicos de cada fase. Ele vai ser testado durante todo o ensino médio e sua nota vai ser equivalente ao desempenho anual”, destaca. Ainda há chances, segundo ela, de melhorar o desempenho com o passar das fases. “Por se tratar de um processo construtivo ele vai identificar os pontos que precisam ser melhorados e o estudo diário vai ajudar na preparação”.
Conteúdos e dicas - Linguagens e Códigos
Apresentando todos as matérias do ensino médio, o SSA é destaque na cobrança de assuntos que não são comuns no Enem, por exemplo. Ana pontua as características da prova de linguagem e códigos, que apresenta conteúdo de literatura e língua portuguesa, em entrevista ao LeiaJá; confira:
Redação
No processo seriado da UPE, a redação só é cobrada na última fase. Nela, o estudante constrói um texto dissertativo argumentativo que será parte da construção da nota. A professora de linguagens e códigos Ana Lídia explica as especificidades do exame; confira:
Ainda de acordo com ela, na redação do SSA não é cobrada uma proposta de intervenção, como conclusão do texto. “Esse procedimento é muito comum no Enem. Os participantes, na conclusão, devem propor uma solução para o problema abordado no texto, mas no SSA não há essa exigência. O candidato pode optar por um fechamento simples ou uma síntese da sua argumentação”, explica Ana.
História
A prova de história do SSA exige do participante um conhecimento não só da área, mas de outras disciplinas. “A característica principal é uma prova objetiva com questões diretas. No exame de história, as perguntas apresentam uma textualização ligadas a outras disciplinas, como geografia; literatura; sociologia e filosofia”, destaca Roberto. Ainda de acordo com o professor, os alunos devem prestar atenção nas diferenças entre os modelos de questões do SSA e Enem. Os conteúdos abordados são tema de vídeo em entrevista ao LeiaJá; confira:
Vestibular seriado no país
Além da Universidade de Pernambuco ,outras IES também ofertam a modalidade de vestibular seriado com forma de ingresso. Entre elas, estão a Universidade Estadual de Goiás; Universidade de Brasília e a Universidade do Amazonas. Para o SSA da UPE, as inscrições já estão abertas e seguem até o 1° de agosto, pelo site do Processo de Ingresso.
LeiaJá também