Enem: análise dos últimos temas da redação beneficia feras

O LeiaJá relembra os últimos assuntos cobrados na prova. Professor destaca dicas que fazem a diferença na hora da redação

por Fábio Filho sab, 25/08/2018 - 14:27

Ano após ano, os possíveis temas da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são especulados entre os alunos em sala de aula. Com um peso considerável para os estudantes que desejam prestar um bom vestibular, a redação costuma abordar temas voltados para o campo social, exigindo do fera conhecimento dos principais assuntos atuais discutidos na sociedade.

A prova consiste em um texto argumentativo dissertativo, em que o aluno deve apresentar um raciocínio ancorado em argumentos, fatos e dados que o auxiliem, no decorrer do texto, a apresentar a defesa de uma tese ou idéia relacionada ao tema proposto. Os últimos temas mostram semelhanças, porém com particularidades que envolvem seus respectivos universos de estudo. Relembre as temáticas das últimas cinco edições do Enem:

2017  - Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

2016 - Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

2015 - A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

2014 - Publicidade infantil em questão no Brasil

2013 - Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

Em 2017, por exemplo, o tema “Desafios para formação educacional de surdos no Brasil” foi dissertado pelos estudantes gerando um grande debate sobre inclusão social e políticas públicas destinadas a deficientes auditivos no país. No ano de 2016, “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” exigiu que o aluno apontasse possíveis soluções para acabar com o preconceito religioso. O tema veio em um ano de bastante polarização política vivenciada pela sociedade, e o vestibulando que conseguiu traçar um bom raciocínio pautado na tolerância e no respeito à diversidade e ao próximo, conseguiu um bom resultado com seu material final.

Segundo o professor de redação Felipe Rodrigues, os vestibulandos devem estar atentos para os critérios avaliativos da prova, que podem se resumir em: gramática, conteúdo e soluções inovadoras para o problema abordado. “O aluno tem que se ater a proposta imposta pelo Enem, que é o texto argumentativo dissertativo. A redação precisa ser redigida com clareza, dividida em introdução, onde o aluno faz uma apresentação do tema; desenvolvimento, que consiste na parte que o fera vai expor seus argumentos e dados referentes ao assunto. É importante que o desenvolvimento contenha dois ou três parágrafos. E por fim, conclusão, o espaço no qual deve-se apresentar propostas inovadoras para solucionar a problemática apresentada”, pontua.

Como dica, Felipe destaca que o fera deve estar familiarizado com os temas sociais em discussão nas semanas próximas do Exame. “O estudante deve se embasar em problemáticas sociais e aprofundar os estudos na busca de diversos agentes polifônicos, a fim de trabalhar em áreas como filosofia, sociologia, história, geografia e analogia, visando à ampliação de seu campo de conhecimento para expandir a capacidade de argumentação”, enfatiza.

Por Fabio Filho

LeiaJá também

--> Matemática: tire suas dúvidas sobre análise combinatória

--> 'Contrato social' é tema de aula para o Enem 2018

 

COMENTÁRIOS dos leitores