Dúvidas sobre o Enade? Confira as principais regras

Estudantes de curso superior apresentam dúvidas sobre a realização do Exame e acabam adiando o período de conclusão de sua graduação

por Adige Silva qua, 07/11/2018 - 15:18
Paulo Uchôa/LeiaJá Imagens/Arquivo Prova é essencial para recebimento do diploma Paulo Uchôa/LeiaJá Imagens/Arquivo

 Muitos estudantes de cursos superiores desconhecem, mas a prova do Enade é fundamental para a conclusão da graduação. Se não a fizer, o aluno fica impossibilitado de sair da faculdade com o tão sonhado diploma – mesmo que tenha finalizado todo o curso. Mas, finalmente, o que é Enade? O LeiaJá entrou em contato com Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para esclarecer dúvidas frequentes dos estudantes sobre o Exame.

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), método que o Ministério da Educação (MEC) usa para avaliar as instituições de ensino superior do País. A prova é aplicada anualmente, sempre ao final do ano. Antes dela, o aluno deve preencher o questionário do estudante, onde são coletadas informações sobre o mesmo. Posteriormente, no mesmo local, fica disponibilizado informações como local da prova e impressão de cartão de informações do estudante.

Quem deve se inscrever?

As inscrições são feitas pela própria instituição de ensino, mas é obrigatório que o aluno confirme a inscrição pelo portal do Enade. Para o Inep, três grupos podem prestar o Exame: os “ingressantes”, estudantes que estão devidamente matriculados e tenham, no máximo, 25% de carga horária mínima do currículo do curso cumprida; “concluintes” (estudantes que têm previsão de, no mínimo, um período até a graduação) - No caso de cursos bacharelado ou licenciatura, é necessário o cumprimento de 80% da carga horária mínima do currículo acadêmico; já para cursos superiores de tecnologia, o mínimo é de 75% - e o grupo dos “irregulares”, composto por alunos ingressantes ou irregulares que foram inscritos, mas, por motivos não previstos no edital, não fizeram a prova.

O estudante que não fizer o Enade pode ficar sem diploma?

O Inep diz que “o exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar.” Portanto, o aluno que não fizer o Exame e não justificar sua ausência ao instituo, fica impedido de receber seu diploma.

Se ausência se der por motivos de saúde ou por questão profissional, como o estudante deve proceder?

Segundo consta na portaria 20.2.1, “caberá exclusivamente ao estudante em situação irregular apresentar solicitação formal de dispensa da prova no Sistema Enade, quando a motivação da ausência na prova for decorrente de ocorrências de ordem pessoal ou de compromissos profissionais.” Ou seja, o estudante que alega antecipadamente indisponibilidade pode, posteriormente, realizar o Exame. Mas para isso, é preciso comprovar o motivo da ausência por meio de documento. Como consta na portaria 20.2.3: “as solicitações de dispensa, de que tratam os itens 20.2.1 e 20.2.2, deverão conter, obrigatoriamente, cópia digitalizada do documento original ou de sua cópia autenticada, que comprove o motivo da ausência em seu local de aplicação”.

Enade 2018

No ano de 2018, a prova do Enade será aplicada no dia 25 de novembro. O questionário do estudante está disponível até o dia 21 do mesmo mês. Os locais das provas serão divulgados na próxima sexta (09) e poderá ser visto no sistema Enade.

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores