Não decorou? Veja principais fórmulas de física do Enem
Prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias será realizada no próximo domingo (11), em todo o Brasil
Embora as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sejam contextualizadas e não cobrem que os alunos decorem conteúdos, e sim a interpretação e entendimento deles, uma vez ou outra é preciso ter alguns termos gravados em mente, sobretudo as fórmulas. Para o caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias elas são essenciais e muito utilizadas para descobrir resultados baseados em assuntos específicos.
Em física, por exemplo, elas são extremamente importantes, já que é necessário aplicá-las em diversos conteúdos. Porém, segundo o professor Ítallo Costa, é preciso, sobretudo, que os feras saibam onde utilizá-las. “O aluno tem que estar pronto para identificar o tema de cada questão”, conta. Além disso, a dica é que o fera use frases pensadas com base no seu dia a dia e inclua a fórmula nelas. “Os alunos usam muito a frase ‘que moleza’ para o calor latente, representado na fórmula ‘Q = m.l’”, explica o professor Ítallo. Abaixo, confira as fórmulas essenciais de física para o Enem:
Cálculo da energia
“A fórmula permite ao aluno determinar o consumo de energia de um determinado equipamento eletrônico na residência, por exemplo”, explica Ítallo.
Teorema do Trabalho - Energia cinética
“Esta fórmula possibilita que se faça uma conexão direta entre o trabalho de uma força com a energia cinética (energia associada ao movimento dos corpos). Essa fórmula, por exemplo, foi utilizada na prova do Enem de 2015 para analisar o desempenho do atleta Usain Bolt em uma determinada corrida”, relembra o docente.
Energia cinética (Ec)
Ec = m.v²/2
Ec = Energia cinética
m = massa
v = velocidade
Lei de Ohm
“As leis de Ohm são bastante utilizadas na determinação da resistência elétrica encontrada pela corrente elétrica ao atravessar os resistores (dispositivos eletrônicos que transformam energia elétrica em energia térmica) ou fios elétricos”, comenta Costa.
1ª lei
V = R.i
V = diferença de potencial
R = resistência elétrica
i = corrente elétrica
2ª lei
R = p.L/A
R = resistência elétrica
p = resistividade elétrica
L - comprimento do fio
A = área da seção transversal
Condutividade elétrica
Velocidade de propagação de uma onda
“As ondas são utilizadas para o transporte de energia. Dessa forma, as duas fórmulas presentes permitem a determinação da velocidade desse transporte”, orienta o professor de física Ítallo Costa
Calorimetria
“No estudo da calorimetria, existem duas formas de calor. O calor sensível é utilizado em situações onde ocorre variação de temperatura de um corpo, enquanto que o calor latente é utilizado em situações nas quais ocorrem mudanças de estado físico no corpo. Por exemplo, a transição do sólido para o líquido e vice e versa”, observa Ítallo.
Calor sensível
Calor latente
Q = m.l
Q = quantidade de calor
m = massa do corpo (ou substância)
L = calor latente de mudança de fase
Potência térmica
“A potência térmica mede a rapidez com que o calor é trocado entre dois corpos. Muito comum utilizar a fórmula da potência térmica para calcular a potência de uma fonte térmica (aquecedores)”, esclarece o docente.
Quem busca bom resultado em física deve fazer a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, do Enem. A segunda parte do Exame será realizada no próximo domingo (11). Os portões dos locais de prova serão abertos ao meio-dia, de acordo com o horário oficial de Brasília, e fecham às 13h. O Exame Nacional do Ensino Médio tem será aplicado às 13h30 e terá cinco horas de duração. No último dia do Enem, os estudantes farão as 90 questões de física, química, biologia e matemática.
LeiaJá também