Alunos de escolas particulares entram mais na universidade
Pesquisa do IBGE mostra que 79,2% dos estudantes que completam o ensino médio na rede privada ingressam no ensino superior
Dados da Síntese de Indicadores Sociais divulgados nesta quarta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que estudantes que completaram o ensino médio na rede privada têm o dobro de chances de ingressar numa faculdade do que alunos da rede pública.
A pesquisa detalha que 79,2% dos estudantes que completam o ensino médio na rede privada ingressam no ensino superior. Já oriundos da rede pública representam 35,9%. Os dados são uma soma de um cruzamento de diversos indicadores divulgados pelo órgão ao longo do ano.
De acordo com o IBGE, outros fatores influenciam neste resultado. O perfil socioeconômico é um deles, considerando que a renda da família limita ainda mais o acesso de quem estudou na rede pública.
A desigualdade racial também é um dos indicadores. Segundo a pesquisa, observando dois estudantes da rede privada, sendo um de cor branca e outro de cor preta ou parda, há diferentes números para eles. O branco têm 81,9%, quanto o negro 71,6%.