Ministra justifica fala de que ‘Enem prejudica família’
Damares Alves afirma que o Exame tira o jovem do seio familiar e denuncia suicídios nos campus universitários, mas garante que não está criticando o exame
A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, explicou a frase “o Enem prejudica família”, em entrevista concedida a Globo News na última quinta-feira (3). Segundo ela, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é “uma excelente inciativa”, porém, em certas situações, pode acabar afastando o jovem do seio familiar.
“O menino sai do Rio Grande do Sul, ele faz o Enem. Ele passa no vestibular para medicina lá no Amapá, que é o grande sonho dele e da família. Este menino é tirado do contexto, as vezes com apenas 16 anos”, explica a também pastora evangélica.
Para Damares, o afastamento da família pode causar graves danos psicológicos aos estudantes que optam por estudar em universidades distantes de sua casa. “Nós estamos encontrando muitos jovens no Brasil, nos centros universitários, em profundo sofrimento, em depressão. O suicídio no campus é uma realidade.”, denuncia.
Segundo ela, a solução para tal acontecimento seria a criação de políticas públicas que pudessem deixar os jovens mais próximos dos laços familiares. “Eu não estou criticando o Enem. O que eu quero dizer é que, daqui para frente, quando pensarmos políticas públicas, vamos pensar sobre a perspectiva da família. Vamos trazer a família para esse contexto”, argumenta a ministra.
LeiaJá Também
-->'Fiz uma metáfora contra ideologia de gênero', diz Damares
-->Confira os processos seletivos que aceitam a nota do Enem