Machado de Assis: veja vida e obra do escritor brasileiro

O escritor brasileiro é o personagem retratado nesta semana no "Figurinhas do Enem", que traz, semanalmente, perfis de figuras presentes na prova

por Fábio Filho sex, 01/02/2019 - 10:58
Domínio Público Machado de Assis Domínio Público

 

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no dia 21 de junho de 1839 na cidade do Rio de Janeiro. Foi poeta, cronista, romancista, teatrólogo, contista e jornalista. Fundador da Academia Brasileira de Letras em 1897, Machado de Assis foi o primeiro presidente da Casa, a qual até hoje leva seu nome em homenagem. O escritor é conhecido como pai do Realismo na literatura brasileira e um dos maiores escritores do país. Mesmo com a maioria de suas obras escritas no século XIX, a biografia machadiana ainda é bastante atual e objeto de estudo por especialistas e professores de literatura, redação e língua portuguesa.

Devido à grande notoriedade de sua vida e obra, o escritor é figurinha carimbada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na edição de 2014 do Enem, a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias abordou em uma questão, a obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, escrita por Machado de Assis no ano de 1881. Confira:

O professor de língua portuguesa Felipe Rodrigues, afirma que Machado de Assis foi um escritor completo, que detém uma gama de obras passando por diversos gêneros literários. O docente dividiu as obras machadianas em duas fases: a romântica e a realista. “Ele foi esteticamente realista sem deixar de ser romântico nas suas obras. Escreveu romances com o amor idealizado, com temas tradicionais do romancismo, como também, obras que traziam críticas ao sistema político vigente e às questões sociais nos temas realistas. Como exemplo, vale destacar que nos principais romances de sua autoria o autor retrata com ironia e pessimismo a realidade social, caracterizando assim o Realismo”, pontuou.

Principais Obras

Machado de Assis é um dos autores mais traduzidos do mundo. Suas obras mais famosas, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, “Dom Casmurro” e “Quincas Borba”, foram traduzidas para mais de dez línguas. Professores de língua portuguesa e especialistas em literatura afirmam que a obra machadiana tem elementos característicos que diferenciam Machado de Assis dos demais autores.

O professor de literatura Diogo Xavier afirma que as obras de Machado de Assis figuram entre as mais importantes da literatura brasileira. De acordo com o docente, os estudantes também precisam conhecer os principais romances escritos pelo autor. “Especialmente a tríade: Memórias Póstumas de Brás Cubas, que é o marco inicial do Realismo no Brasil; Dom Casmurro e Quincas Borba. Essas são as obras mais estudadas e mais comentadas de Machado de Assis. Também é importante que o aluno leia alguns contos mais conhecidos como “Missa do Galo” e “A Cartomante”, que podem ser cobradas pela prova”, pontuou.  

Características de linguagem

Ainda segundo Xavier, a linguagem empregada pelo autor é diferente da utilizada na época. “A linguagem de Machado é inovadora em relação a forma de interagir com o leitor, por que os narradores de Machado geralmente interagem com o leitor. Além disso, é uma linguagem permeada de ironia, esses são os traços mais marcantes de Machado”, destacou.

O educador ainda salienta que as questões do Enem que abordam a obra do autor “tanto cobram essa linguagem e essa crítica de Machado, como interpretação em si. Interpretação da cena, interpretação dos personagens”, concluiu.

Morte

Machado de Assis morreu em 1908 aos 69 anos de idade, na cidade do Rio de Janeiro, após complicações de saúde. O autor foi diagnosticado com câncer de língua e também sofria de epilepsia. Após a morte de sua esposa, Carolina Augusta Xavier de Novais, em 1904, Machado foi acometido por um forte quadro de depressão, o que agravou ainda mais seu frágil estado de saúde.

O Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Portal Domínio Público e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Linguística (Nupill) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) disponibiliza online e de forma gratuita para download, a obra completa de Machado de Assis. Além disso, o site também traz teses, dissertações acadêmicas e toda biografia do escritor. Uma ótima oportunidade para quem está se preparando para vestibular e quer aprofundar os estudos em um dos maiores ícones da literatura brasileira. Acesse o acervo aqui.

 

COMENTÁRIOS dos leitores