Enem: veja três assuntos para começar a estudar matemática
Matéria com mais questões na prova tem conteúdos “base” que caem em grande parte das 45 questões
Considerada a prova objetiva com mais chances de alcance da nota máxima, a matéria de matemática é “estrela” do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tem 45 questões voltadas apenas para elas e suas tecnologias. O aluno que quer começar cedo a se preparar para o exame pode traçar lista com alguns assuntos introdutórios de grande importância. Confira alguns deles:
Aritmética
Problemas envolvendo M.M.C, M.D.C e frações devem ser resolvidos pelos alunos desde o começo do semestre, principalmente por causa do “Aritmética aparece em cerca de 12,8% da prova no Enem”, afirma o professor de matemática Ricardo Rocha.
Confira modelo de questão que pode ser resolvida com aritmética:
Proporção e escala
Determinar a razão e proporção de grandezas é pedido comum na prova do Enem. Em anos anteriores, algumas provas chegaram a ter 12% de questões voltadas especificamente para isso. Confira um exemplo clássico de questão envolvendo escala (razão) e proporção:
Porcentagem
Considerada um assunto “fácil” e podendo ser resolvida até mesmo por uma regra de três, a porcentagem se faz constantemente presente no Enem. Segundo o professor Ricardo, uma média de 8,3% das questões abordam esse assunto. Como nos anos anteriores o exame se mostrou multidisciplinar, é possível que a porcentagem não se apresente de forma “seca”, e sim relacionado a taxas ou indicadores sociais.
Confira exemplo de questão de porcentagem: