Mulheres são maioria em graduações, aponta Censo

Alunas também se destacam em cursos profissionalizantes

por Marcele Lima qui, 07/03/2019 - 17:08
Pixabay Mulheres são maioria nas salas de aula Pixabay

Dados do Censo Escolar 2018 mostram que as mulheres são a maioria nos cursos de graduação e na educação profissional, que engloba cursos técnicos, profissionalizantes integrados ao programa de Educação de Jovens e Adultos ou ao ensino médio, além dos programas de formação inicial e continuada. A predominância feminina ocorre em todas as faixas etárias, mas as que têm de 40 a 49 anos são a maioria, representando 60,7% das matrículas.

Já no Censo da Educação Superior, referente ao ano de 2017, as mulheres aparecem como protagonistas na ocupação das vagas nas universidades, sendo também as que mais conseguem concluir o curso. Os números apontam que 55% dos calouros são do sexo feminino. Desses, 57% realizam as matrículas e 61% das alunas se formam. Nos cursos de licenciatura esses números são ainda maiores: mais de 70% das vagas são ocupadas pelas estudantes.

O Censo Escolar é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e traz dados relativos a indicadores educacionais, como média de alunos por turma, indicador de adequação da formação do docente, percentual de funções docentes com curso superior, média de horas-aula diária, indicador de complexidade de gestão da escola, indicador de esforço docente, indicador de regularidade do docente e taxa de distorção idade-série.

De acordo com os resultados apresentados pelo levantamento, a defasagem de idade em relação à série cursada pelas alunas é menor quando comparada a dos alunos do sexo masculino, nas classes comuns, sem inclusão de pessoas com deficiência. A maior diferença aparece no sexto ano do ensino fundamental, em que 31,6% são meninos e 19,2% são meninas, fora da faixa recomendada para a classe.

COMENTÁRIOS dos leitores