Inep disponibiliza dados do Sisu para pesquisadores

O acesso à base de dados se dá por meio de análise técnica

qui, 09/05/2019 - 09:36
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Acesso a dados de provas dos anos anteriores também será disponibilizado aos pesquisadores Júlio Gomes/LeiaJáImagens

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na manhã desta quinta-feira (09), a disponibilização da nova base de dados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ao Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap), pertencente ao Inep.

Através do Sedap é possível conferir informações e dados sobre inscrição e ofertas do Sisu. O interessado também pode acompanhar a situação do candidato, se está aprovado, como está a matrícula, curso escolhido, modalidade de concorrência e o tipo de cota na qual o participante escolheu. Outras informações, como o código da vaga ou turno do curso também podem ser vistos.

Segundo o Inep, a base de dados oferece o desenvolvimento de sistemas e de projetos de avaliação institucional, que têm como objetivo estabelecer indicadores de desempenho das atividades de ensino do Brasil. Além disso, permite a criação de políticas públicas na educação, na qual libera a elaboração de diagnósticos e recomendações a partir dos resultados das avaliações da educação básica e superior.

O acesso à base de dados se dá por meio de análises técnicas. Se tiverem acesso autorizado, os pesquisadores só podem fazer as pesquisas em uma área específica de acesso a dados protegidos, na sede do Inep, em Brasília-DF. Os resultados das pesquisas também passam por uma análise técnica que precisam da aprovação para serem enviados aos pesquisadores.

Sedap 

O Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap) é responsável pela concessão, acesso e monitoramento dos dados protegidos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Seu objetivo é viabilizar a realização de estudos, garantindo o desenvolvimento de pesquisas de interesse público, e a manutenção do sigilo e da identidade dos indivíduos e instituições. O Sedap é uma das áreas de atuação do Centro de Informação e Biblioteca em Educação (Cibec), responsável pela gestão do conhecimento educacional, preservação da memória institucional e prestação de serviços de informação.

As bases de dados disponíveis são: Censo Escolar – 2007 a 2017; Censo da Educação Superior – 2010 a 2017; Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – 2009 a 2017; Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)/Prova Brasil – 2009 a 2017; Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – 2010 a 2018.

COMENTÁRIOS dos leitores