Jovens brasileiros apresentam experimento espacial na Nasa
Alunos de uma escola de São Paulo, criaram um projeto para descobrir como o cimento reagiria fora do planeta Terra
Uma pesquisa realizada por cinco estudantes brasileiros foi enviada à Estação Espacial Internacional (ISS) e apresentada nesta segunda-feira (1º), em um evento Aeroespacial do Smithsonian, localizado em Chantilly, no Estado da Virginia.
A equipe formada por Laura D’Amaro, Otto Gerbakka, Guilherme Funck e Sofia Avila, são alunos do nono ano de uma escola de São Paulo. Juntos, eles criaram um experimento chamado de Cimento Espacial que tem como objetivo descobrir como o cimento reagiria no espaço e que efeito teria a radiação no material. Em junho do ano passado, o projeto foi lançado ao espaço pela Nasa, em um foguete da SpaceX.
Durante a elaboração, os alunos identificaram que o processo de cristalização era maior na Terra do que no espaço. Para ser adotato à Nasa, o experimento consistiu na mistura do cimento, água e plástico reciclado. O plástico era verde e foi fabricado no Brasil com cana-de-açucar, que dimunui a passagem de radiação, que poderia causar câncer nos astronautas.
Os resultados desse teste feito pela Nasa, também foram analisados pelos estudantes paulistanos, em parceria com o acelerador de partículas da Unicamp e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP (IPT).
O projeto dos brasileiros integra uma série de experimentos que vêm sendo realizados ao longo dos anos para saber como determinados materiais comportam-se fora da Terra. A experiência do Cimento Espacial deve servir de referência para futuros projetos espaciais.