O que sabemos sobre o Enem Digital

Coletiva de imprensa anunciou mudança radical no formato do Enem a partir de 2020

por Lorena Barros qua, 03/07/2019 - 13:19
Foto: Luis Fortes/MEC Coletiva de imprensa foi dada na manhã desta terça Foto: Luis Fortes/MEC

Baseado em testes aplicados internacionalmente, o Ministério da Educação (MEC) anunciou na manhã desta quarta-feira (3) detalhes sobre o Enem Digital, que deve começar a ser implantado como projeto piloto no ano de 2020. Para ajudar candidatos que estão se preparando para a prova, listamos algumas das informações que já são oficiais sobre esse novo modelo. Confira!

Quem vai precisar fazer o Enem Digital?

Quem for fazer as próximas edições do Exame Nacional do Ensino Médio não precisa se preocupar com a mudança para a prova no computador, pois o modelo só deve ser 100% implantado no ano de 2026. 

O que muda em 2020?

No ano de 2020 o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai investir R$ 20 milhões para fazer um projeto piloto da prova, que será aplicado para 50 mil alunos de 15 capitais brasileiras diferentes. O pedido para realizar a versão digital do Enem deve ser feito de forma voluntária pelo candidato na hora da inscrição.

Quais capitais farão o projeto piloto?

As 15 capitais que farão o projeto piloto do Enem Digital foram anunciadas pelo MEC ainda pela manhã. Elas são: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Se o Enem Digital não funcionar, o candidato perde a vaga na faculdade?

Segundo o ministro Abraham Weintraub, se a aplicação piloto do Enem Digital não funcionar, os candidatos inscritos passarão normalmente pela reaplicação do Enem, uma prova realizada anualmente, geralmente no mês de dezembro, contemplando aqueles que tiveram algum problema com seu local de prova. 

Como fica a redação?

A redação de quem fizer o Enem Digital não será mais feita à mão. Ao finalizar o texto, poderá receber a redação eletronicamente em PDF.

Qual será a data de aplicação?

O Ministério da Educação já tem datas definidas para o Enem 2020. A prova digital será aplicada nos dias 11 e 18 de outubro e a prova tradicional será aplicada nos dias 1 e 8 de novembro.

Provas agendadas

A ideia do Ministério da Educação é que a prova seja realizada mais de uma vez no ano durante as próximas aplicações, permitindo, assim, facilidade do estudante no acesso à prova e impedindo que ele "perca um ano de estudos" caso não consiga chegar no local da prova na hora. Com isso, a tendência é de que os alunos consigam agendar a prova no futuro. O ato de fazer a prova foi comparado pelo presidente do Inep, Alexandre Lopes, com a marcação para retirada de um passaporte. 

COMENTÁRIOS dos leitores