Sem dinheiro, CNPq pode não continuar custeando bolsas
Em entrevista, o ministro Marcos Pontes afirmou que orçamento só dura até 31 de agosto
O ministro da Ciência e Tecnologia Marcos Pontes afirmou que o orçamento da pasta não vai ser o suficiente para continuar custeando bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O chefe da pasta declarou, durante entrevista ao programa Em Foco da Globo News, que dinheiro só irá durar até 31 de agosto.
De acordo com Marcos Pontes, a falta de recursos financeiros pode inviabilizar 84 mil bolsas."Se não tiver orçamento, eu não tenho como pagar. São 84 mil bolsas. Isso é difícil. Se for pensar, tem várias implicações", disse o ministro.
O Conselho já vinha alertando sobre o déficit de R$ 330 milhões no orçamento e que o rombo implicaria na suspensão das bolsas a partir de setembro. Ainda na entrevisa, Marcos Pontes salientou que o oferecimento de bolsas é importante para pesquisadores que precisam do auxílio para sobreviver.
Em julho, o Conselho havia suspendido a divulgação dos resultados de novos bolsistas. No anúncio feito pelo próprio CNPq foi informado que a suspensão terá vigência até 30 de setembro. O motivo dado pelo órgão é justamente a falta de dinheiro. O ministro Marcos Pontes disse que agora aguarda uma resposta do governo, bem como do Ministério da Economia (ME).