Você deve começar o Enem pela redação? Professor responde

Produção textual será cobrada no primeiro dia do Exame

por Nathan Santos sex, 25/10/2019 - 08:00
Pixabay Muitos candidatos ainda têm dúvidas sobre a melhor estratégia a ser adotada na prova Pixabay

Diante de uma prova com 90 questões, cuja duração é de cinco horas e 30 minutos no primeiro dia de avaliação, saber administrar o tempo é mais do que primordial. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), um dos processos seletivos educacionais mais aguardados do Brasil, o relógio pode ser o principal inimigo dos candidatos, quando não gerido da maneira indicada.

O professor de matemática Ricardo Rocha acredita que o tempo gasto por cada estudante em uma questão vai variar conforme o perfil e desempenho do fera. Em sua disciplina, por exemplo, o docente aposta em uma média de três minutos por quesito. “Como estratégia, o candidato deve avaliar quais são as questões que tem mais afinidade para resolver primeiro”, orienta Rocha.

Ciências Humanas, Linguagens e redação. Todas essas áreas serão cobradas no dia 3 de novembro, data que abre as provas do Enem 2019. Como de praxe, o Exame deverá apresentar questões com textos longos; o estudante que perder tempo de maneira desnecessária poderá ter um desempenho ruim. Em meio a esse contexto, na hora da prova, o aluno deve fazer primeiro a redação ou responder os quesitos das outras disciplinas?

Para o professor de redação Vinicius Oliveira, é mais indicado que o estudante comece o Enem pela produção textual. O educador concedeu entrevista exclusiva ao LeiaJá e defendeu o seu argumento. Confira no vídeo a seguir:

O segundo dia de provas do Enem será em 10 de novembro. Durante cinco horas, os feras responderão questões de Ciências da Natureza e matemática.

LeiaJá também

--> Especialistas comentam 7 redações nota mil no Enem

COMENTÁRIOS dos leitores