Saiba como fica o Enem 2019 sem o horário de verão
Maioria dos estados segue fuso horário de Brasília, mas Acre e 13 municípios do Amazonas devem aderir ao horário local
Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro, e com a alteração no horário de verão, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou recomendações para que os estudantes não se atrasem para realizar as provas. O Exame seguirá o horário de Brasília.
Com o fim do horário de verão, os estados da região Nordeste devem seguir o horário normal de Brasília, sem alteração do fuso horário. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, no entanto, os estudantes precisam ficar atentos ao relógio. Por ser um país de dimensões continentais, o Brasil possui quatro fusos horários, mas o oficial continua sendo o de Brasília.
Os estados do Amazonas (exceto 13 municípios), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima devem ter os portões abertos às 11h, com fechamento às 12h, no horário local. No Acre e nos municípios amazonenses de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga, a abertura dos portões será realizada às 10h, no horário local. O fechamento será às 11h. Os demais estados devem seguir o horário local.
O arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, está localizado na zona GMT -2, que representa uma hora à frente de Brasília. Sobre o arquipélago, até o fechamento desta matéria, o Inep não respondeu às tentativas de contato da reportagem do LeiaJá para informar como os ilhéus devem prosseguir: se devem obedecer o horário local ou o horário de Recife, capital do estado.
Segundo o horário de Brasília, a abertura dos portões na maioria dos estados brasileiros está marcada para às 12h, com fechamento às 13h. As provas devem começar 30 minutos depois, às 13h30. O Enem registrou pouco mais de 5 milhões de inscrições na edição 2019. Os locais de prova já podem ser conferidos na página do participante, no site do Inep.
Em entrevista a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o presidente do Inep, Alexandre Lopes, contou que é importante que o candidato conheça o local de realização do Exame. “[A dica] é que ele descanse, que foque no lado emocional, controle a ansiedade [...] Que procure conhecer o local de prova antes, para que isso não o perturbe no dia da prova, e para que consiga chegar com antecedência”, disse.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou um vídeo com mais informações para os candidatos que irão prestar o vestibular. Assista:
LeiaJá também
-> Inep pode usar fotos para identificar particiantes do Enem
-> Você deve começar o Enem pela redação? Professor responde