Deu branco durante o Enem. O que fazer?

Existem formas de evitar e de resolver o problema no momento da prova

por Francine Nascimento sab, 02/11/2019 - 08:00
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Mais de 5 milhões de estudantes estão inscritos no Enem 2019 Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Você se preparou meses para o tão aguardado Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Já imaginou, no momento da prova, esquecer do conteúdo que você tanto estudou, e consequentemente, não saber qual alternativa marcar? Essa falha já aconteceu com muitos estudantes que fizeram a prova em outros anos. Seja por causa do nervosismo ou por conta da ansiedade, ninguém está livre de sofrer um “branco” no processo seletivo. Mas é possível resolvê-lo.

Especialistas afirmam que, de fato, o esquecimento relacionado aos assuntos de uma prova pode estar ligado à ansiedade que toma conta do aluno no dia ou às vésperas do Exame. O que é normal, pois, o estresse, bem como a ansiedade fazem parte da condição emocional do ser humano. O que não pode ocorrer é o participante se estressar em razão dessas emoções. É o que explica Márcia Karine, psicopedagoga e neuro psicopedagoga.

“O controle emocional se faz necessário em situações de estresse e ansiedade. Mas para isso precisamos treinar a nossa mente e o nosso corpo para esses momentos, buscando manter o equilíbrio, controlar a respiração. Assim aprendemos a dominar os nossos sentimentos, trabalhar as nossas habilidades e buscar mais atitude. O branco vem quando não respeitamos os nossos sentimentos. É preciso compreender que a ansiedade e o estresse fazem parte do ser humano e que é necessário compreender esses sentimentos e assim buscar o autocontrole”, diz. Mas como buscar o autocontrole e a autoconfiança para o Enem?

Ainda de acordo com Márcia Karine, é possível ficar mais tranquilo quando se faz uso de ferramentas e técnicas simples, que ajudam no equilíbrio emocional do candidato. “O Enem é a porta de entrada muitos jovens nas universidades. Expectativas rodeiam esse momento e sentir-se exausto faz parte da sobrecarga. É importante começar uma preparação antes da prova, e na véspera ter um dia tranquilo com leituras leves, comidas saudáveis e pensamentos positivos. Aproveite e separe todo o material necessário para o dia da prova - caneta preta, documento oficial com foto e lanche para levar -. Isso ajuda a tornar o dia da prova mais tranquilo”, recomenda a psicopedagoga.

Juliana Ferreira, de 17 anos, passou por apuros no Enem de 2018 em função do esquecimento na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A experiência de Juliana a fez se desesperar a ponto de sentir ânsia de vômito. A estudante teve que sair da sala para se acalmar.

“Quando voltei, chutei várias das questões que não consegui de jeito nenhum responder. Normalmente eu fico muito nervosa antes das provas mesmo tendo me preparado bastante. Este ano estou trabalhando melhor isso em mim e me sinto mais confiante”, relata a candidata que está estudando em curso pré-vestibular e pretende cursar artes visuais.

O mesmo aconteceu com Raely Lorrane, de 18 anos. A jovem se perdeu no Enem do ano passado por não ter lembrado da estrutura da redação. Ela conta que também teve que se retirar da sala e ir ao banheiro. “Eu me preparei muito para a redação durante o ano, mas naquele momento me deu um branco que me fez passar mal. Comuniquei aos fiscais quando voltei do banheiro e eles me acalmaram. Só assim pude retornar para terminar o texto. E consegui”, completa. Raely está se dedicando para conseguir ingressar na faculdade de farmácia ano que vem.

A também psicopedagoga e diretora acadêmica do Ser Educacional, Simone Bérgamo, concorda que a ansiedade é responsável por "angustiar" os estudantes a ponto de provocar esquecimentos nos assuntos. Ela indica que para prevenir, é ideial que o candidato se prepare ante,s dormindo cedo, se atente ao local de provas, beba água e coma um chocolate, se possível. "Chegar com antecedência no local de provas também é importante para que o aluno não chegue fisicamente cansado. Muitas vezes o candidato não sabe o local de provas. Além disso, trabalhar a respiração durante a prova e pensar positivo são caminhos fundamentais para um bom desempenho", aconselha a profissional, que também indica que o participante faça redação antes das questões objetivas.

Neste domingo (3), serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação. No domingo (10), os estudantes farão as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

LeiaJá também

Enem 2019: veja todas as informações sobre a prova

--> Reta final: saiba como controlar sua ansiedade para o Enem

--> Não deixe o suor excessivo te atrapalhar no Enem

--> O que fazer diante de uma crise de ansiedade no Enem?

COMENTÁRIOS dos leitores