Enem: com medo de atraso, fera chega 6h antes da prova
Laís Vitória da Conceição, de 19 anos, saiu de casa por volta das 6h para não correr o risco de sofrer imprevistos
Foi dada a largada para a primeira etapa de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste domingo (3), por volta das 7h, a babá Laís Vitória da Conceição, de 19 anos, garantiu sair de casa mais cedo para não se atrasar. A jovem, que foi a primeira candidata a chegar na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no bairro da Boa Vista, área central do Recife, se preparou para o Enem dividida entre o trabalho e estudo.
"O meu preparo para as provas foi bem extenso. No começo de 2019 eu não trabalhava. Mas após conseguir o emprego, eu tive que focar as demandas do trabalho com os meus estudos", disse. Largando do serviço diariamente às 17h, Laís passava a noite estudando na internet por meio de vídeoaulas. "Eu não frequentei cursinho. Estou fazendo o Enem pela primeira vez. Finalizei o EJA (Estudo de Jovens e Adultos) este ano e mesmo assim buscava um tempo para estudar", contou.
Moradora do Bairro de Dois Carneiros, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), a estudante preferiu não arriscar. "Saí às 6h [de casa] para não correr o risco de acontecer algum imprevisto. Agora é só esperar", declarou. Caso consiga alcançar boas notas, Laís Vitória da Conceição pretende ingressar no curso de psicologia.
A abertura dos portões para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será às 12h, com fechamento marcado para às 13h. As provas terão início às 13h30 e serão finalizadas às 19h (horário de Brasília).
Enem
Neste domingo, primeiro dia da seleção, os candidatos respondem 90 questões de Ciências Humanas, Linguagens e redação, durante cinco horas e 30 minutos. No dia 10 de novembro, última etapa do processo seletivo, os candidatos enfrentarão 90 questões de Ciências da Natureza e matemática. O gabarito oficial referente a todos os dias do Enem será divulgado no dia 13 deste mês.