Enem: Saiba como ganhar tempo nos cálculos das provas
O LeiaJá ouviu professores de matemática e das áreas de Ciências da Natureza para ajudar o fera a ser ágil no segundo dia do exame
O segundo dia de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será no próximo domingo (10), traz aos feras as questões de Ciências da Natureza e Matemática. Com 5 horas para responder a todas as questões e vários cálculos para fazer até chegar à resposta, ser ágil na resolução das contas é uma preocupação dos feras na segunda etapa do exame.
O professor de matemática Ricardinho Rocha orienta os feras a começar a prova pela matéria com a qual tiver mais afinidade e buscar questões dos assuntos mais fáceis. “Razão, proporção, porcentagem e regra de três são assuntos que os alunos têm visto desde o ensino fundamental II, se repetem no ensino médio inteiro e nos cursinhos”, disse ele.
Não se prender a responder uma prova inteira do começo ao fim também é uma dica do professor. “Não é obrigado o fera resolver a prova de matemática inteira, pode fazer as mais simples que ele sabe, beber uma água, respirar um pouco e ir para as questões de natureza que ele sabe. Assim ele garante que vai acertar as questões mais simples, tendo uma nota maior na prova”, explicou Ricardinho. Durante a resolução de cada questão, o professor orienta os feras a procurar a pergunta no texto para que assim possa ser objetivo em desenvolver o cálculo.
O professor de química Josinaldo Lins aconselha os estudantes a marcar as principais informações dadas pelo enunciado para nortear a resolução dos cálculos. “Eu oriento meus alunos a frisar as informações importantes, sublinhando ou circulando. Feito isso, observar se a questão envolve o uso de fórmulas ou de artifícios como a regra de três. Isso faz com que o estudante não perca tempo com dados desnecessários sobre a questão”, disse ele.
Analisar as alternativas após a leitura do enunciado, de acordo com o professor Josinaldo, também pode ajudar o estudante a resolver a questão mais rapidamente. “Numa questão de cinco alternativas, o fera pode excluir aquelas que não traduzem o que o enunciado pede, e se deter nas que realmente tem a ver com a questão”, disse o professor.
Gustavo Bruno de Mello Barreto ensina física e orienta os estudantes a iniciar a prova pela resolução das questões contextualizadas. “Se ao término da leitura perceber que tem muitas dúvidas nas alternativas, pule [a questão] para não perder tempo nas restantes”, aconselhou ele.
O professor também instrui os alunos a destacar dados do enunciado para facilitar a compreensão da questão e, consequentemente, a montagem e resolução dos cálculos. “No final da leitura, se pergunte essa questão fala de qual assunto?’. Seguindo esse passo a passo de destacar os dados e deduzir o tema da questão, o fera ganha um tempo preciso na resolução”, afirmou o professor.
Arthur Costa, que é professor de biologia, lembra aos feras da importância de ter calma para pular questões que demorem, deem muito trabalho ou estejam difíceis para o estudante responder. “É preciso fazer um trabalho mental de desprendimento, ele precisa estar pronto para pular questões que estão dando muito trabalho. Em algumas questões mais trabalhosas, difíceis ou que não sabe, o aluno não pode bater cabeça por 10 minutos, o segredo para não chutar questões no segundo dia sem nem ter lido elas é aprender a pular”, disse ele.
LeiaJá também
--> Ao vivo: veja revisão de química e matemática para o Enem
--> A caminho da prova, jovem adota cão e o batiza de 'Enem'