Lula sobre Weintraub: “tenta destruir universidade”

Em seu primeiro pronunciamento após a soltura da prisão na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, ex-presidente criticou Ministério da Educação

sex, 08/11/2019 - 19:14
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

 Em seu primeiro pronunciamento após a soltura da prisão na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, na tarde desta sexta (8), o ex-presidente fez duras críticas ao Ministério da Educação. “Depois que eu fui preso, depois que eles roubaram do Haddad, o Brasil não melhorou, o Brasil piorou. O povo tá trabalhando sem o menor respeito. […] Colocaram um ministro da Educação que tenta destruir a nossa universidade”, alfinetou.

O PT vem se posicionando em contrariedade a projetos de Abrahim Weintraub como o “Future-se”, que visa, nas palavras do governo federal, “promover maior autonomia financeira às universidades e institutos federais por meio de incentivo à captação de recursos próprios e ao empreendedorismo”. Até agora, dezenas de universidades e institutos federais se posicionaram contra o plano, a exemplo da UFAM (Universidade Federal do Amazonas), da UFRR (Universidade Federal de Roraima) e da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

A rusga entre Lula e Weintraub teve seu estopim quando o ministro publicou um vídeo satirizando a prisão do ex-presidente. Em entrevista à Carta Capital, o petista rebateu; “não troco meu diploma primário pelo universitário do Weintraub”.

COMENTÁRIOS dos leitores