Mesmo no Enem Digital, 'redação ainda será impressa'

Organização da prova divulgou, nesta terça-feira (31), os editais das versões digital e tradicional. Professor analisou os principais pontos

por Nathan Santos ter, 31/03/2020 - 09:44
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo . Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Apesar das dúvidas dos estudantes quanto à manutenção do cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, a organização da prova divulgou, nesta terça-feira (31), o edital do processo seletivo. A versão digital será realizada nos dias 11 e 18 de outubro, enquanto o modelo tradicional, na versão imprensa, ocorrerá em 1º e 8 de novembro. Diogo Xavier, professor de Linguagens e redação, analisou os principais pontos do edital com exclusividade para o LeiaJá e Vai Cair No Enem.

Uma das principais percepções do professor em relação ao edital é que, mesmo diante de toda a polêmica envolvendo o anúncio do Enem Digital, essa prova continuará com a redação imprensa, escrita à mão. “A prova de redação ainda será impressa, ficando a parte digital limitada às questões objetivas”, disse o educador.

De acordo com Xavier, o candidato não poderá fazer as duas versões da prova. “Diferentemente do que foi declarado pelo ministro da Educação, o candidato não poderá participar simultaneamente das versões digital e impressa. Uma vez inscrito na versão digital, não será possível mudar de opção, ou seja, automaticamente o candidato está ‘barrado’ de se inscrever na versão impressa”, revelou.

Em 2020, a versão digital do Enem contará com 100 mil vagas para aplicação em cidades selecionadas, tais como Recife e São Paulo. “Possivelmente – para o Enem Digital -, as inscrições se encerrarão quando atingir essa marca, mesmo antes de o prazo terminar”, alertou o professor.

Diogo Xavier ainda declarou: “Não haverá opções de acessibilidade, nesta versão da prova (digital), nem será aberta a treineiros, só para concluintes do ensino médio ou para quem já concluiu. Outro aspecto explicitado no edital é que o candidato o qual, na ocasião da aplicação da prova, estiver diagnosticado com alguma doença infectocontagiosa (entre as apresentadas no edital), poderá solicitar reaplicação da prova digital, apresentando a documentação exigida. O Covid-19 se encontra nessa lista.

Para mais informações, veja os editais do Enem Digital e da prova impressa. Todas as notícias sobre a prova estão no Vai Cair No Enem.

COMENTÁRIOS dos leitores