Crise: faturamento de 89% dos pequenos negócios caiu

Conclusão é de um levantamento realizado pelo Sebrae

por Juliana Mamede qui, 02/04/2020 - 17:18
Freepik . Freepik

O isolamento social, necessário para combater o coronavírus, tem afetado a saúde financeira das empresas e colocando em risco a sobrevivência de muitos pequenos negócios no Brasil. De acordo com pesquisa realizada pelo Serviço Brasileira de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 89% dos pequenos negócios do país já notam queda em seu faturamento.

Trinta por cento dos dos empreendedores contam que terão que encerrar as atividades do seu negócio de vez, em um mês, se as medidas tomadas até o momento continuarem por mais tempo. O estudo, feito entre os dias 20 e 23 de março, com 9.105 propietários de pequenos negócios, mostrou que, na média, a diminuição no faturamento das empresas foi de 69%.

Os empresários entrevistados pelo Sebrae destacam que, mesmo aderindo a um método de venda online, a receita anual do empreendimento sofreria uma redução de 74% se as políticas de isolamento social forem mantidas por um prazo de dois meses. Por causa da relevante queda nas vendas, 54% dos empreendedores já avaliam que necessitarão de empréstimos para que o empreendimento continue funcionando sem causar demissões.

Analisando os pontos de vista da economia brasileira, 33% dos empresários entrevistados acham que o Brasil deverá levar um ano ou mais para voltar à normalidade. Por causa das medidas de restrição ao deslocamento, 42% dos empresários decidiram fechar de forma temporária o empreendimento e 26% reduziram a jornada de trabalho do negócio.

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o levantamento comprova a importância e a necessidades de medidas de auxílio aos pequenos negócios. “As pequenas empresas representam 99% de todos os empreendimentos do país e geram mais da metade dos empregos formais. A situação provocada pela pandemia exige de todos os agentes públicos o compromisso pela busca de soluções concretas e rápidas para os problemas que essas empresas estão enfrentando no dia a dia da crise”, ressalta o presidente.

Melles conta que o Sebrae está agindo junto aos diferentes setores do governo, ao Congresso e ao Judiciário para a elaboração dessas soluções. “O Sebrae está, nesse momento, ao lado dos empresários e disponibilizando todo o apoio por meio das diferentes plataformas de atendimento”, diz.

COMENTÁRIOS dos leitores