Novos contratados têm dificuldades de se adaptar à empresa
Valores culturais são adquiridos pelo funcionário de acordo com sua experiência de trabalho; atual momento pode colaborar para esse aprendizado
Pouco antes da pandemia e do isolamento social, algumas pessoas estavam em processo de contratação e aguardavam o primeiro dia no novo emprego. Nesse meio tempo e com o avanço do coronavírus, as empresas tiveram que se adaptar ao sistema home office e esses novos contratados já passaram a trabalhar em casa sem conhecer o ambiente físico do escritório e os colegas de trabalho.
O técnico de suporte em tecnologia da informação Samuel Soares, 31 anos, conta que conhece seus colegas de trabalho apenas por voz e foto e, por conta disso, ele enfrentou dificuldades para se adaptar à empresa. "Todo contato que tenho com os demais funcionários é via WhatsApp. Então, além de ter que recorrer a eles pra quase tudo, ainda tem o atraso de esperar a pessoa ver e responder minhas mensagens", diz. Apesar das dificuldades, Soares afirma que a empresa ofereceu suporte na configuração das ferramentas de trabalho, o que garantiu seu acesso ao sistema da organização estando em casa.
De acordo com Esmeralda da Cruz, consultora de negócios do Sebrae, o funcionário que entrou em home office sem antes conhecer a empresa, vai ter dificuldades em se sentir confortável com a equipe. "Para tirar dúvidas, ele vai ter apenas aquele que o contratou como referência. Neste caso, a dica é pedir para que o chefe apresente esse empregado aos demais colegas por meio de reuniões online, e pontuar algumas pessoas que podem ajudar o funcionário a tirar dúvidas", recomenda.
Ao adotar o home office, a empresa precisa cuidar da parte técnica. "É preciso garantir que o funcionário tenha um bom equipamento, normalmente oferecido pela empresa, uma boa conexão com a internet e garantir que o sistema da empresa seja acessado fora do ambiente de trabalho com as devidas seguranças", indica.
Aqueles que foram contratados e colocados para trabalhar online vão ter mais dificuldades em se adaptar à cultura organizacional. Segundo a consultora Esmeralda, os valores culturais são adquiridos pelo funcionário de acordo com sua experiência de trabalho, e o atual momento pode colaborar para esse aprendizado. "Perceber que a empresa se preocupa com o bem estar dos funcionários, se a companhia está tendo postura contra ou a favor da quarentena e analisar se a empresa está sendo flexível na cobrança de seus clientes por conta das atuais condições são informações e dados culturais que vão ser percebidos com o passar do tempo", destaca.