IFPE abre consulta pública para Assistência Estudantil

Consulta será realizada até o dia 22 de junho, por meio de preenchimento de formulário on-line

por Aurilene Cândida seg, 08/06/2020 - 10:06
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo . Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) abriu o período para a consulta à Política de Assistência Estudantil.  Toda a comunidade acadêmica, em especial estudantes, pais e/ou responsáveis pelos estudantes, gestores, corpo docente e servidores ligados à assistência estudantil ou que atuam na área, já podem realizar a consulta, por meio de preenchimento de formulário on-line.

É importante pontuar que a Política de Assistência Estudantil do IFPE tem o objetivo geral de viabilizar condições de permanência e êxito dos estudantes do instituto, contribuindo para a igualdade de oportunidades no exercício das atividades acadêmicas, científicas, esportivas e culturais. Confira abaixo os objetivos especificados:

 - Nortear e subsidiar programas, projetos e ações que proporcionem o desenvolvimento acadêmico, científico e cultural do aluno, além de sua formação integral e o pleno exercício da cidadania; 

- minimizar os efeitos das desigualdades socioeconômicas e culturais, na direção de assegurar a permanência e o êxito discente nos cursos.

De acordo com o diretor da Diretoria de Assistência ao Estudante (DAE), Lucas Dantas, é importante a participação de toda a comunidade, principalmente dos estudantes. "É também um momento de reflexão, de avaliação do registro das novas necessidades, bem como do fortalecimento da própria Assistência ao Estudante no âmbito do IFPE", destaca Lucas, segundo informações divulgadas pelo IFPE.

Além disso, a consulta é fruto do trabalho da Comissão para compilação dos dados da proposta de reformulação da política de assistência estudantil e atende um dos encaminhamentos do Fórum de Assistência ao Estudante do IFPE, realizado em maio de 2018. A Comissão também contou nesse período de atividade com a contribuição e assessoria dos Grupos de trabalhos (GTs) das várias áreas da Assistência ao Estudante; serviço social, pedagogia, psicologia, nutrição, assistentes de alunos e professores de educação Física do IFPE. Confira  a linha cronológica da Reformulação da Política de Assistência ao Estudante. Para mais informações, acesse o documento de consulta pública.

COMENTÁRIOS dos leitores